/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho Tokaji é um dos símbolos da Hungria e da viticultura. Considerado o primeiro vinho doce do mundo, ele se consagrou no século 17, conquistando o paladar dos altos círculos sociais da época, o clero e a nobreza de toda a Europa. 

Além de nomear a bebida, Tokaji também é a região húngara onde ela é elaborada, chamada de Tokaj-Hegyalja. O prestígio do território é tanto que, em 2002, tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO. Os vinhos Tokaji são motivo de orgulho para o país e reverenciados a ponto de serem citados no hino nacional da Hungria. Valor imensurável, não é mesmo? 

Tokaji Aszú: a podridão nobre 

É claro que o vinho Tokaji não é tão especial assim sem razão. Antes de tudo, ele é elaborado a partir de vinhedos cultivados em um terroir privilegiado. O vinho tem sabores únicos, uma qualidade exuberante e o seu método de elaboração é diferenciado, apelidado de “podridão nobre“.

As uvas que o compõem são colhidas no tempo perfeito e, durante a fermentação, o mosto é atacado pelo fungo Botrytis cinerea, que pode acontecer também antes das uvas serem colhidas. O fungo promove a desidratação dos frutos, concentrando açúcar e acidez que contribuem para a complexidade da bebida. Depois de pronto, o vinho deve amadurecer por três anos, sendo de dois a 18 meses em barricas de carvalho. Quanto ao teor de açúcar residual, o mínimo precisa ser 120 gramas por litro de bebida. 

Características do vinho Tokaji

O vinho Tokaji tem um sabor adocicado surpreendente, acidez presente e ótima longevidade. Sua coloração é dourada e seus aromas são geralmente de mel, damasco e laranja. Ele é ideal para ser apreciado como aperitivo ou digestivo, mas também fica incrível harmonizado.

O clássico francês foie gras é uma excelente combinação, assim como queijos azuis e sobremesas à base de creme. Hoje, há rótulos Tokaji com preços bastante acessíveis, contudo, alguns dos mais caros podem chegar a preços exorbitantes. Aliás, o vinho mais caro do mundo é um Tokaji, o Royal Essencia 2008 que custa nada menos que R$ 162 mil. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!