Em 25 de agosto de 1910, Paulo Salton, consolida os negócios da família, fundando ao lado dos irmãos o que viria a se tornar a Vinícola Salton. Em 2020, quando a empresa completa 110 anos, Angelo, Antonio, Cesar, João, José, Luis e Paulo Salton são homenageados por seus descendentes com o lançamento do vinho Salton Septimum, uma edição especial em comemoração à data

O exclusivo tinto é elaborado a partir da harmonia perfeita entre as variedades Marselan, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Alicante Bouschet, Arinarnoa e Cabernet Franc, provenientes da Campanha Gaúcha, que representam as personalidades de cada um dos sete integrantes primeira geração da família.

Com produção de apenas 11.196 garrafas, o Salton Septimum (2018) é a terceira safra do rótulo lançado há onze anos e busca representar a passagem da companhia para um novo ciclo, reconstruindo modelos mais tradicionais e explorando novos horizontes, preservando sempre sua identidade. 

O vinho surge de um conjunto de processos precisos que respeitam seu tempo de evolução, desde a fermentação em barricas de carvalho francês até o amadurecimento por doze meses. Desta vez, foram selecionadas barricas de segundo uso, explorando assim a expressão mais viva da fruta.

“Por um lado, muito se fala da expressão varietal, da fruta, do frescor. Por outro, observa-se o grande valor e a tradição que o carvalho tem na elaboração de vinhos mundo afora. Nós, na constante busca por equilíbrio, decidimos utilizar unicamente barricas de segundo uso no amadurecimento desta safra do Salton Septimum para expressar, à nossa maneira, a harmonia que julgamos adequada entre ambos os pratos dessa balança: fruta e madeira”, explica Gregório Salton.

Segundo o enólogo, há pouco mais de 10 anos, quando se idealizou a primeira safra do Salton Septimum, em 2009, o grande desafio era harmonizar as características de sete variedades em um único produto, elaborado de forma bastante artesanal. Hoje, a Salton segue buscando, safra após safra, expressar os vinhedos de origem, equilibrar os aromas e extrair a essência de cada integrante que compõe a vinificação.