Além da pandamia, 2020 vai ficar marcado por ser o ano que teve a melhor safra de vinhos no Brasil. Sim, um fato histórico para a viniviticultura brasileira, que contou com a união de clima excepcional e técnologia avançada.

A constatação aconteceu na Avaliação Nacional de Vinhos, em 7 de novembro – que foi histórica. Primeiro, pelos bons frutos. Segundo, por bater recorde no número de amostras com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. Terceiro, por bater recorde em relação aos estados representados pelo público participante, chegando a 21.

E, por fim, certamente o mais impactante, foi a mudança do formato do evento, que saiu do presencial e foi para o ambiente online.

O encontro foi substituída por uma transmissnao via Facebook, Instagram e Youtube da Associação Brasileira de Enologia (ABE). No local do evento, somente a presença de comentaristas convidados e equipe de organização e transmissão, seguindo um amplo e rigoroso protocolo de segurança conforme regras do Ministério da Saúde.

Enquanto os comentaristas degustavam e falavam das 16 amostras representativas da Safra 2020, os apreciadores acompanhavam de casa degustando a mesma amostra. Isso porque a ABE teve a ousadia de montar um kit com os 16 vinhos. Para fazer com que as 16 garrafas com 187 ml cada chegassem à casa de cada apreciador foi montada uma mega operação.

Cachos de uvas Merlot em videira

Diretores da ABE participaram de cada etapa, coletando amostras, degustando, envasando. Tudo para que cada participante pudesse degustar e descobrir o seu vinho, o vinho brasileiro. Afinal, a Avaliação Nacional de Vinhos é o grande momento do vinho brasileiro, é quando a diversidade e qualidade dos vinhos nacionais estão além de qualquer marca comercial. “A nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

As 11,2 mil garrafas, sendo 16 para cada apreciador, foram envasadas e rotuladas e por 12 dias percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa de todos que participaram deste grande momento. Foram quase 3 litros de vinho cada kit, o que permitiu que até três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil pessoas. Para isso, foram mais de 2 mil litros de vinho no total, 130 litros cada amostra.