/Por Ana Beatriz Miranda

Bolgheri é uma charmosa vila italiana, na Toscana, dessas que parecem saídas das telas de cinema. Uma cidadezinha pequena, mas cheia de importância: é lá o berço do Sassicaia, um supertoscano icônico que levou os “fora da lei” ao status dos grandes vinhos italianos.  

O Sassicaia de 85

A safra de 85 foi de qualidade excepcional, tendo recebido nota máxima, 100 pontos, por ninguém menos que Robert Parker, um dos mais famosos e respeitados críticos especializados, em uma degustação às cegas. Posteriormente, outros produtores de Bolgheri seguiram o caminho do Sassicaia produzindo supertoscanos primorosos, como o Solaia, o Masseto e o Tignanello

Bolgheri e seus encantos

As belezas rústicas de Bolgheri conquistam os turistas que a visitam. O vilarejo é circundado por um castelo e possui uma estrada de ciprestes, Viale dei Cipressi (foto em destaque), um cenário bucólico de tirar o fôlego. O local atrai muitos enófilos que querem desbravar toda a Toscana e conhecer a fundo a história dos supertoscanos. 

Apesar dos vinhos tintos de Bolgheri se destacarem, por lá também são produzidos grandes brancos e rosés. O terroir da região é bastante influenciado pela proximidade marítima, contribuindo para o perfeito amadurecimento das uvas. Aliás, as castas francesas se adaptaram muito bem ao clima e solo, atingindo potenciais notáveis. 

As variedades mais cultivadas em Bolgheri são as francesas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Viognier e Sauvignon Blanc, e as italianas Sangiovese e Vermentino.

Os vinhos da região possuem várias classificações, de acordo com suas técnicas de vinificação. De maneira geral, são tintos muito intensos, inclusive na coloração. Os aromas são de frutas silvestres com nuances de especiarias e balsâmico. No paladar, são bebidas com acidez perceptível, como muitos clássicos italianos, taninos presentes, mas harmônicos.   

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!