/Por Ana Beatriz Miranda

A uva Riesling é uma das mais apreciadas do mundo do vinho. Ela é considerada por muitos especialistas como a mais notável branca do planeta por várias razões. Um dos motivos é sua versatilidade em originar exemplares de alto nível em diversos estilos, espumantes, brancos secos e doces. Outro fato importante que torna a Riesling uma casta protagonista é que ela retrata o terroir em que é plantada fielmente. Por isso, há uma riqueza variada de aromas e sabores nos rótulos de Riesling. 

Vinho Riesling seco

Geralmente vinificados em varietais, os Riesling secos são intensamente aromáticos e complexos. A acidez é uma característica marcante dessa uva, garantindo um excelente potencial de guarda dentro das garrafas. Os aromas mais marcantes são os de frutas cítricas, como limão siciliano, laranja e lima, embora sejam comuns pera, abacaxi, maçã verde e pêssego. Contudo, são as nuances minerais que destacam o vinho seco Riesling. 

Vinho Riesling doce

Além dos secos, os Riesling doces são vinho muito procurados. Essa variedade concentra açúcares naturalmente e, para a elaboração da bebida com bom teor de açúcar residual, são usadas diferentes técnicas. A acidez garante que esses vinhos não fiquem doces em demasia no paladar, trazendo uma elegância surpreendente, aromas de mel, damasco, uvas-passas e marzipã. 

Eles podem ser late harvest, em que as uvas são colhidas tardiamente a fim de desidratar e concentrar ainda mais os açúcares. Outro método utilizado é o ice wine, em que as uvas são congeladas e o mosto obtido é mais doce e concentrado. Por fim, há a “podridão nobre“, em que as uvas são atacadas pelo fungo Botrytis cinerea, que as desidratam, potencializando açúcares e acidez.   

Harmonização com vinhos Riesling

Os vinhos Riesling, tantos os secos quanto os doces, são poderosos o suficiente para serem degustados sozinhos, mas também ficam deliciosos harmonizados.

Para os secos, pratos que elevem seus aromas e sabores são os ideais. Saladas elaboradas, carnes brancas frutos do mar de sabores mais intensos e receitas picantes, como a gastronomia asiática e indiana. Os vinhos doces ficam sensacionais com queijos salgados e fortes, e sobremesas como strudel de maçã e mousse de maracujá.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!