/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho frisante não é tão popular quanto seu irmão mais célebre, o espumante. Mas, ainda assim, é uma bebida muito apreciada, por ser descomplicada, fácil de beber e de agradar. Esse tipo de vinho é sutilmente gaseificado, com borbulhas mais delicadas e em menor quantidade que os espumantes. 

Como o vinho frisante é feito

Durante a elaboração do frisante, ao contrário dos vinhos tranquilos — sem a presença de gás carbônico —, parte do gás fica no líquido, gerando a perlage, termo técnico para as borbulhas. A legislação brasileira permite que o gás seja acrescentado artificialmente também, além do processo natural. Porém, a quantidade deve estar entre 1,1 e 2 atmosferas de pressão e a 20°C. Já para os espumantes, a quantidade mínima de gás carbônico é de 4 atmosferas a 20°C. Ou seja: a diferença entre os dois é a quantidade de gás e não o método de elaboração. 

Entretanto, o vinho frisante normalmente passa apenas uma fermentação, enquanto a maioria dos espumantes passa por duas, sendo dentro das garrafas ou em tanques de aço inoxidável. Logo, as borbulhas dos espumantes têm de vir necessariamente da fermentação natural.  

Existem frisantes tintos, rosés e brancos, tanto nas versões doces quanto nas secas, quanto à concentração de açúcar residual. Eles são festivos, versáteis para harmonizar e indicados para as mais diversas ocasiões, das mais descontraídas, à beira da piscina, até as mais formais, como casamentos. 

Vinhos frisantes famosos

Os lambruscos são os frisantes mais renomados do mundo. Elaborados na Itália, na região de Emilia-Romagna, principalmente com as uvas Malvasia e da família Lambrusco, eles ganharam o mundo assim que passaram a ser exportados, por volta da década de 70. Antes, eram feitos majoritariamente para consumo interno, fazendo parte do dia a dia dos italianos. Os vinhos verdes, elaborados na região homônima em Portugal, também são quase sempre frisantes, embora pouco efervescentes. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!