/Por Ana Beatriz Miranda
O vinho italiano é cultura, tradição e está arraigado à Itália de forma indissociável.
A localização do país, no centro do Mar Mediterrâneo, traz as condições ideais para o cultivo de videiras, com terroirs bastante variados, mas todos com potencial incrível para a maturação perfeitas das uvas.
A origem do vinho italiano se confunde com a própria história do país. Foram os gregos e os fenícios os responsáveis pela introdução da bebida no sul da Itália, por volta de 1000 anos a.C.
O vinho se tornou um importante produto de comércio, se difundindo para o resto do país rapidamente. Tanto que a Itália era conhecida como Enotria, terra do vinho.
Com a ascensão do Império Romano, o vinho se espalhou por toda a Europa, se tornando a principal bebida do velho continente.
Na Idade Média, houve uma queda brusca na produção da bebida, embora ela continuasse sendo apreciada nos monastérios religiosos.
Com o Renascimento, a demanda do vinho voltou a crescer, e os rótulos italianos foram para o mercado internacional.
Mas foi só a partir do século 18 que o vinho italiano realmente começou a se destacar no cenário mundial.
O país da bota, então, ganhou seu merecido espaço e se tornou um dos maiores produtores, sendo conhecido como um lugar de rótulos icônicos.
Principais regiões produtoras de vinho italiano
Toscana
Talvez a região italiana mais simbólica, quando pensamos em cultura da Itália, a Toscana possui um cenário esplendoroso, retratado incansavelmente no mundo das artes.
O território é berço de poderosos nomes do vinho, como Brunello di Montalcino, Nobiles di Montalcino, Chianti e supertoscanos.
Piemonte
O Piemonte é uma região de colinas íngremes, que favorece o cultivo de uvas variadas, principalmente a Nebbiolo, estrela dos vinhos mais expressivos do local, Barolo e Barbaresco.
Brancos de destaque também são produzidos no Piemonte.
Vêneto
Uma das mais importantes regiões produtoras da Itália, também é conhecida como a capital do vinho.
É lá que são produzidos vinhos italianos famosos nos quatro cantos do planeta, como Valpolicella, Amarone e o espumante Prosecco.
Puglia
No sul do país, a região de Puglia tem conquistado o paladar de críticos e enófilos, com seus vinhos intensos e deliciosamente sedutores.
As uvas que mais se destacam por lá são as tintas Primitivo, Nero de Troia e Negromaro.