/Por Ana Beatriz Miranda

O Uruguai é um dos países produtores de vinhos do Novo Mundo que merece destaque. Embora pequeno em extensões territoriais, o país tem brilhado por seus vinhos de qualidade. A posição geográfica uruguaia é privilegiada, comparada à de Bordeaux, na França. Os vinhedos locais estão na mesma latitude que os de Mendoza, capital do vinho argentino e em condições ideais para o cultivo de videiras. 

Aliás, as vinhas do país são bastante antigas, datando de mais de dois séculos. Porém, a produção dos vinhos era para consumo interno. Apenas na segunda metade do século 19 que os rótulos uruguaios passaram a ser elaborados para a exportação. 

A uva francesa Tannat se adaptou perfeitamente ao terroir do Uruguai, assim como a Malbec encontrou em Mendoza seu paraíso. Embora os vinhos de Tannat uruguaios sejam muito apreciados, por lá também são cultivadas outras uvas, como a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Muitas vezes, elas compõem blends com a Tannat, a fim de tornar os exemplares mais macios.   

Principais regiões produtoras de vinhos uruguaios

Canelones

A região de Canelones, bem próxima da capital Montevidéu, é a mais conhecida do Uruguai. É lá que estão concentradas a maior parte das vinícolas e da produção de vinhos do país. Com extensas planícies, Canelones possui uma paisagem bela, com horizonte a perder de vista. Seu terroir é influenciado pelo Oceano Atlântico e o clima tem boa amplitude térmica, com temperaturas amenas no verão e noites frias. 

Maldonado

A região de Maldonado é a mais recente produtora de vinhos do Uruguai. Os primeiros vinhedos foram plantados em 2001 e a primeira safra foi a de 2007. A qualidade dos rótulos surpreendeu e atraiu diversas vinícolas. Próximo de Punta del Este, Maldonado tem conquistado muito turistas. 

Colônia

Na região de Colônia há uma cidade que se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade, Colônia del Sacramento. A oeste de Montevidéu, Colônia é a segunda maior região vinícola do país, atrás de Canelones. É lá que está localizada a bodega mais antiga do país, Los Cerros de San Juan. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!