/Por Ana Beatriz Miranda
Bodega é um termo muito comum no mundo do vinho. É possível encontrar essa palavra da língua espanhola estampada em rótulos de vinhos de vários países latinos, como Chile, Uruguai e Argentina e, no Velho Mundo, na Espanha. Ela dá nome às propriedades vinícolas desses países, uma tradição espanhola que passou para as regiões que foram suas colônias.
A tradução literal de bodega é porão, onde as bebidas eram armazenadas, devido às boas condições de armazenamento, com umidade, temperatura e iluminação controladas. Também é fácil encontrar o termo viña como sinônimo de bodega no Chile.
O vinho é uma das bebidas mais ricas em cultura e história, tendo muitas denominações específicas e um vocabulário próprio. Além de bodega, há vários outros nomes para vinícolas. Na França, elas são chamadas de château, em Bordeaux, e domaine, na Borgonha e em Languedoc.
Château significa castelo, enquanto domaine é campo. Na Itália, existem as tenutas, traduzidas como propriedades, que nomeiam vinícolas por todo país da bota. Em Portugal, há as quintas. Quinta é a palavra usada para chamar as propriedades rurais com habitação e, claro, os locais com vinhedos.
Para degustar e aproveitar ao máximo:
Bodega
Bodega Del Fin Del Mundo Special Blend 2015
Château
Domaine
Domaine Pujol Izard Les Capitelles Rouge 2017
Tenuta
Quinta
Quinta da Veiga Murzelo Reserva Tinto 2015