/Por Ana Beatriz Miranda

O espumante é diretamente associado a momentos festivos por várias razões. Pelas borbulhas que têm tudo a ver com festas, pela elegância e frescor e, claro, principalmente pela tradição. Mas se engana quem pensa que esse tipo de vinho só deve ser apreciado em grandes eventos.

Da mesma maneira que abrimos um vinho tranquilo (sem gás carbônico) para relaxar no fim do dia ou assistir a séries, o espumante é um companheiro incrível. Ainda mais em climas quentes, como no Brasil, em que vinhos servidos mais gelados são a pedida certa. O espumante é a companhia perfeita para os mais diversos momentos, dos cotidianos aos mais sofisticados. 

Espumante e comida

Seja para ser apreciado sozinho ou harmonizado, ele certamente cairá muito bem. A acidez marcante do espumante e a presença do gás carbônico o tornam excelente para acompanhar um leque enorme de receitas porque “limpa” o paladar, convidando à mais uma mordida. Petiscos, pipoca, salgadinhos, saladas, peixes, frutos do mar e pratos mais gordurosos também. O que você quiser. Versatilidade é a palavra que define esse tipo de bebida.

Melhores momentos para espumante? Todos!

Degustar um belo espumante à beira da piscina, na praia ou em um happy hour com os amigos torna a ocasião ainda mais prazerosa. Se você for aproveitá-lo sem ninguém, existem garrafas de 375 ml ou 187 ml que são maravilhosas para o consumo individual, além do tamanho ideal para carregar para qualquer lugar e ainda beber de canudinho. 

Não há dúvidas que o espumante é um símbolo de requinte e não pode faltar em comemorações, contudo, ele pode — e merece — fazer parte do nosso dia a dia também. Seja do estilo que for: champanhe, cava, prosecco, branco, tinto ou rosé. O que vale é democratizar o consumo do espumante, brindar e se deliciar!   

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!