/Por Ana Beatriz Miranda

Quais são os melhores vinhos brancos para o verão?

Há quem discorde, mas não existe companhia mais deliciosa para os dias quentes do que os vinhos brancos.

Esses exemplares devem ser servidos a temperaturas mais baixas e trazem a sensação de frescor que caem muito bem no verão.

O frescor vem da acidez alta que os brancos geralmente têm.

Ao contrário dos tintos, o vinho branco não tem praticamente nada de taninos, os polifenóis que conferem adstringência (o famoso “amarrar a boca”).

Por outro lado, a salivação é estimulada pela acidez preponderante, que vem da uva e da fermentação.

Nas frutas, os ácidos principais são o málico, o cítrico e o tartárico, enquanto no processo fermentativo são gerados os ácidos  lático e succínico. Algumas uvas têm naturalmente acidez marcante, como Riesling, Sauvignon Blanc, Arinto, Verdejo, Torrontés e Albariño, por exemplo. 

O clima da região onde os vinhedos são cultivados faz toda a diferença na concentração de ácidos nas uvas.

  • Regiões mais quentes garantem frutas menos ácidas, com mais açúcares.
  • Já regiões frias concentram a acidez. Então, se você busca vinhos brancos para o verão, melhor apostar nos elaborados em regiões mais frias ou com uvas conhecidamente mais ácidas, que não passem por barricas de carvalho.

Como servir os vinhos brancos?

Para que a experiência seja prazerosa e realmente refrescante, os vinhos brancos devem ser servidos na temperatura correta, de 7°C a 10°C, no caso dos rótulos leves e de safras recentes.

Você pode resfriá-los em adegas com temperaturas controladas ou na geladeira por cerca de uma hora antes de servir.

Uma boa opção também, sobretudo se você for consumir os vinhos ao ar livre, é um balde com gelo, que gela rapidamente e ainda mantém a temperatura adequada. 

Guia prático para Harmonizar Vinho Branco

Esqueça a lenda que frutos do mar harmonizam só com vinho branco leve. A harmonização que é a cara do verão vai muito além. Aqui, um guia prático para combinar com seu estilo favorito, seja ele qual for. Espumantes, rosés e tintos também seu espaço. Olha só:

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!