/Por Tânia Nogueira

A origem do panetone é incerta, já que uma série de lendas cercam o seu aparecimento. É sabido, porém, que a tradição vem do norte da Itália, principalmente do Piemonte e da Lombardia. E qual o vinho que os italianos escolhem para acompanhar essa sobremesa de natal? Pode ser um moscato d’Asti.

O mais adequado, no entanto, é o vin santo, um vinho de tonalidade âmbar, na maior parte das vezes doce, que também tem uma origem incerta, mas que parece ter surgido na Toscana. Os primeiros registros históricos que citam o vin santo são da Renascença: documentos comerciais que atestam várias vendas dos florentinos para os romanos. 

Ele costuma ser feito de uvas brancas como a trebbiano ou a malvasia. Depois de colhidas as uvas são deixadas para secar em esteiras de palha em ambientes quentes e ventilados até se tornarem passas. Com isso, há uma grande concentração de açúcar. Na maior parte das vezes, boa parte desse açúcar permanece como residual no vinho. Contudo, algumas vezes o vin santo pode ser seco. 

Ele tem aromas de nozes, frutas secas, uma boa complexidade. Pode também ser produzido de uvas tintas. Na maior parte das vezes de sangiovese. Nesse caso, costuma adquirir  tonalidade rosada e é chamado de Occhio di Pernica (olho de perdiz).

Antigamente, o vin santo era amadurecido em barris de castanho, que é mais poroso que o carvalho. Com isso, a evaporação era mais rápida e logo os barris tinham um grande espaço vazio. Assim, um toque de oxidação passou a fazer parte do estilo do vinho. Hoje usa-se barris de carvalho, mas muitos produtores não enchem o barril até a boca para manter o contato com o oxigênio. O estágio mínimo em madeira costuma ser de três anos, mas há rótulos com até 10 anos.  

A Toscana é  a região produtora mais tradicional, mas há denominações de vin santo por toda a Itália. No Trento, por exemplo, ele se chama vino santo e é feito da uva chamada nosiola. Há um vin santo também feito na Grécia, na ilha de Santorini, com a uva assyrtiko, que os gregos dizem ser o original. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!