/Por Ana Beatriz Miranda

Todos os tipos da nossa bebida favorita ficam deliciosos com comida. Mas o vinho branco harmonizado tem um charme ainda mais especial. O frescor proporcionado pela acidez presente dos brancos traz uma sensação incrível ao paladar, quando combinados com pratos que têm a ver.

É importante lembrar que no âmbito da harmonização é você quem deve descobrir suas combinações preferidas. Ainda que existam as convenções de harmonizações que conhecidamente fazem sentido, as nossas papilas gustativas são muito particulares. 

Um dos fatores mais importantes na harmonização é o peso do prato. De forma geral, comidas leves pedem vinhos mais simples, enquanto as mais elaboradas combinam melhor com bebidas estruturadas. A temperatura de serviço também é essencial para uma boa experiência. No caso dos brancos, os rótulos devem ser servidos de 6º a 12º C.

Harmonização com vinho branco

Aperitivos e petiscos

Para queijos, embutidos, patês e nozes, muito comuns como entradas de refeições no Brasil, vinhos brancos leves e de safras recentes são uma boa escolha. Um Sauvignon Blanc do Novo Mundo, por exemplo. 

Peixes e frutos do mar

Está aí uma combinação clássica com vinho branco. Mas nem tudo são flores. É preciso se atentar à estrutura da receita para ter uma boa harmonização. Ostras frescas com limão ficam sensacionais com brancos de elevada acidez, como um Albariño ou Pinot Grigio. Vieiras e lagostas na manteiga são excelentes com o francês Chablis ou brancos aromáticos, como Riesling e Torrontés. Já peixes grelhados e camarão ficam bem com vinhos brancos encorpados, como o Chardonnay. Salmão tem tudo a ver com Gewürztraminer

Massas e risotos

As massas com molhos que possuem boa acidez, como de tomate fresco, combinam com vinhos brancos também de acidez marcante. Se você caprichar nas ervas aromáticas, é legal escolher um branco com riqueza de aromas. Para risotos, se for apenas de legumes, brancos leves e frescos. Massas e risotos de frutos do mar já pedem um branco mais estruturado, com médio corpo. 

Carnes

As carnes brancas, como frango e peru, possuem sabores discretos. O tipo de preparação que conduz a harmonização. Frango grelhado combina com brancos leves, enquanto receitas assadas podem acompanhar vinhos brancos mais potentes.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!