/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho moscato é um dos mais apreciados por consumidores que preferem bebidas com paladar mais adocicado. A uva Moscato, ao ser vinificada, permanece com teor de açúcar residual considerável, o que deixa o vinho um dulçor característico.

Ao invés de uma casta apenas, a Moscato engloba uma família de uvas, com mais de 200 variedades. Por isso os variados nomes, Muscat, Moscatel e Muskateller, por exemplo.

A origem dela não é clara. Pode ter nascido no Egito, até 3000 anos a.C. ou por volta do ano 800 a.C., na Grécia. Estima-se que ela se espalhou pela Europa durante o Império Romano, se adaptando aos mais diversos terroirs. 

A Moscato se destacou primeiro na Itália, em Asti, no frisante Moscato d’Asti, que conquistou uma enorme fama no Velho Continente e até hoje é um vinho extremamente estimado.

No século 19, a família de uvas se difundiu pelo Novo Mundo, atingindo excelente potencial nos Estados Unidos e Austrália

Quanto às características das uvas Moscato, elas podem variar bastante. A maioria é branca, embora existam algumas tintas. Os nomes também são variados, mas geralmente os vinhos só trazem Moscato no rótulo.

A Muscat blanc à Petits Grains, como é chamada na França, é uma das mais nobres. Na Itália, é a célebre Moscato d’Asti ou Moscato Bianco, enquanto na Espanha é Moscatel de Grano Menudo

Os exemplares elaborados com essa família de uvas podem ser de sobremesa, espumantes e vinhos tranquilos secos ou doces.

São bebidas de corpo leve, com teor alcoólico baixo e caráter bastante aromático. Os aromas costumam ser de flor de laranjeira, rosa, madressilva, frutas cítricas, pera, pêssego, damasco e mel.       

A Moscato é muito versátil para harmonizar. Ela vai bem com pratos condimentados e apimentados, carnes brancas, peixes, frutos do mar, queijos diversos — dos suaves como brie aos intensos como gorgonzola, além dos queijos de cabra.

Sem contar as sobremesas, cuja combinação perfeita é com os vinhos moscatéis mais adocicados. Eles ficam sensacionais com sorvetes, torta de maçã, panna cotta e bolos de baunilha.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!