/Por Ana Beatriz Miranda
A harmonização de vinho tinto com comida é uma tarefa deliciosa. Os dois juntos são capazes de ressaltar as melhores características de cada um, através de experiências sensoriais únicas.
Fazer refeições apreciando um vinho torna o momento muito mais interessante porque transforma o ato de comer em algo menos corriqueiro e mais prazeroso.
Ao desbravar novos aromas e sabores, despertamos uma maior consciência relacionada ao alimento.
Vários fatores são importantes na hora de escolher um vinho para ser degustado com um prato. Acidez, taninos e corpo da bebida são os principais deles. No caso da comida, é preciso analisar a quantidade de condimentos, sal, açúcar e até o tipo de cocção.
Harmonização com vinho tinto
Vinhos tintos leves
Os tintos leves são aqueles que não pesam na boca, sendo menos tânicos, com maior acidez e geralmente bastante frutados.
Pinot Noir, Gamay e Grenache são uvas muito utilizadas em exemplares leves.
Eles combinam com:
- petiscos,
- carnes brancas,
- hambúrgueres,
- vegetais grelhados
- e qualquer receita mais descomplicada e com poucos ingredientes.
Vinhos tintos de médio corpo
Os tintos de médio corpo possuem mais presença em boca, tendo taninos perceptíveis e acidez presente. Eles são mais estruturados do que os leves, mas ainda assim são fáceis de beber.
Uvas como Merlot, Cabernet Franc e Carménère geralmente originam vinhos de médio corpo.
Esses são os tintos mais versáteis para harmonizar porque combinam com uma alta gama de alimentos. Carnes brancas, carnes vermelhas magras, cogumelos, massas à bolonhesa, pizzas com embutidos.
Vinhos encorpados
Os vinhos tintos encorpados apresentam peso no paladar, preenchendo a boca com sua densidade. Eles costumam ter taninos firmes e muitos passam por barricas de carvalho. Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon são castas mais potentes que geralmente dão origem a rótulos robustos.
Para harmonizar, pratos também estruturados são a pedida certa. Carnes vermelhas gordurosas, receitas condimentadas, queijos maturados e qualquer prato rico em ingredientes, texturas e temperos.