/Por Ana Beatriz Miranda

Vamos falar de rosés? A cor do vinho rosé varia entre vários e belos tons de rosa, de acordo com o país em que a bebida é elaborada. A coloração do vinho rosé está diretamente ligada ao método de produção. De forma geral, os rosés podem ter as seguintes cores: rosa pálido, rosa salmão, rosa alaranjado, rosa casca de cebola, rosa intenso e rosa grená

Quanto às técnicas de elaboração, o vinho rosé pode ser feito através de quatro principais, prensagem direta, maceração curta, sangria e corte. Nas três primeiras, o líquido adquire coloração rosada por ter contato rápido com as cascas das uvas, que possuem os pigmentos responsáveis pela cor, as antocianinas. No método de corte, uma parcela de vinho tinto é misturada a outra de vinho branco. 

A escolha dos métodos de elaboração é uma das funções dos enólogos, o que inclui a coloração do vinho rosé. Contudo, há regiões que produzem exemplares mais padronizados. Provence, por exemplo, a capital do vinho rosé, é uma região francesa conhecida por seus rótulos rosados deliciosos. A cor do rosé de Provence costuma ser mais pálida, rosa salmão ou rosa casca de cebola. São bebidas delicadas e elegantes. 

Quanto mais tempo o vinho ficar em contato com as cascas das uvas, mais intensa será sua coloração e maior será a presença de taninos. Logo, aqueles rosés mais avermelhados são os que ficam mais tempo em contato com as cascas. O método da sangria é o mais comum nesses casos. Nele, o vinho rosé é feito de forma similar aos tintos. Antes da fermentação, parte do mosto é separado das cascas para virar o rosé e o restante continua para dar origem a um tinto concentrado.  

Mais claros ou mais escuros, o vinho rosé está se tornando cada vez mais apreciado pelos enófilos. Versátil, ele é excelente para ser degustado sozinho e para harmonizar. O frescor proporcionado pela acidez faz dele uma companhia ideal para comida. A leveza e delicadeza têm tudo a ver com temperaturas mais altas, de dia ou de noite. Para aumentar seu leque de experimentações, vale a pena conhecer rosés de vários países produtores, independentemente da cor do vinho rosé. Você vai se surpreender!   

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!