“Tinto português de alto nível feito com a uva Alicante Bouschet” 

Lucas Cordeiro – Sommelier

Esse é um daqueles casos em que uma uva de certo país encontra o terroir excepcional em outra nação.

A uva em questão é a Alicante Bouschet, um exemplar não muito fácil de ser encontrado e tão pouco com rótulos varietais disponíveis no mercado.

A cepa é nativa da França.

Foi criada no século 19 por Henri Bouschet, a partir do cruzamento da uva Grenache com a Petit Bouschet, com o objetivo de ser resistente e produtiva no cultivo, além de acrescentar taninos e principalmente cor a outros vinhos.

Por isso, ela faz parte do seleto clube das uvas chamadas “tintureiras”.

Outra curiosidade: é uma das poucas uvas tintas que tem a poupa tinta, ao contrário da maioria, que tem a polpa branca.

Para gerar bons vinhos, os produtores precisam:

  • reduzir a produtividade por meio de podas verdes (reduzir o número de cachos quando ainda estão verdes ainda na videira),
  • e colher com ótima maturação dos taninos – caso contrário, os vinhos poderão ser rústicos.

Assim, no calorão da região do Alentejo, em Portugal, ela encontrou um terroir perfeito para atingir sua melhor maturação e ali, manipulada com mãos cuidadosas e competentes no vinhedo e na vinícola, gera vinhos incríveis, estruturados, com alta concentração de cor e aromáticos.

Como é o caso deste nosso exemplar, o Cinco Forais Alicante Bouschet 2017.

Vinho Tinto Cinco Forais Alicante Bouschet 2017

Claro, além do terroir e da uva cheia de potencial, tem as “mãos cuidadosas e competentes” da equipe da vinícola da Fundação Abreu Calado, sob o comando do excelente enólogo João Silva e Souza, que vem de uma família com gerações dedicadas ao vinho.

O Cinco Forais Alicante Bouschet 2017 é considerado um tinto de categoria “Grande Reserva”, pois é produzido com uvas selecionadas e amadurecido por 24 meses em barricas de carvalho francês.

Deve ser apreciado vagarosamente, deixando que ele apresente seus predicados sem pressa – tanto que precisa ser aerado antes da degustação por uns 30 minutos, pelo menos.

Para você apreciar essa preciosidade, clique no link:

Um brinde!