/Por Ana Beatriz Miranda

Uma dúvida comum que muitos iniciantes no mundo do vinho podem ter é “o que é cava?”. A resposta é simples: um espumante. O termo se refere à cave ou adega. Assim como o champanhe e o prosecco, o espumante cava elaborado em uma região específica e demarcada. O champanhe é francês, o prosecco é italiano e o cava é espanhol, feito principalmente na região da Catalunha. Fresco, elegante e cheio de personalidade, o cava merece estar na adega de todo enófilo. 

Origem do espumante cava

O espumante cava surgiu no século 19 a fim de copiar o champanhe, espumante mais elegante e apreciado da época. Tanto que seu primeiro nome era champán, uma referência direta ao vinho francês. Contudo, os produtores perceberam que o cava era um vinho excelente, mas com estilo próprio, diferente do champanhe, e trocaram seu nome para cava.

A denominação de origem só surgiu muitos anos mais tarde, em 1972. Para ser chamado de cava, o espumante deve ser feito em zonas geográficas demarcadas que englobam 106 cidades em sete comunidades autônomas, embora o cava catalão seja o de maior destaque, sobretudo o de Penedès.  

Método de produção do cava

O espumante cava é produzido a partir do Método Tradicional ou Clássico, o mesmo do champanhe, onde é chamado de Champenoise. Nele, o espumante passa por uma segunda fermentação dentro das garrafas, com adição de leveduras e açúcar.

As garrafas são colocadas com o gargalo para baixo, inclinadas, e são giradas lentamente pelo processo de remuage. Assim, os sedimentos e borras se depositam na tampa e o líquido se torna transparente e brilhante. Então ocorre o processo de dégorgement, em que as tampas são resfriadas com nitrogênio líquido e removidas. Aí é hora de acertar o açúcar residual e inserir as rolhas. 

Uvas permitidas na produção do cava

Segundo a denominação de origem, o espumante cava permite a utilização de várias uvas. Porém, tradicionalmente, os produtores preferem usar as uvas autóctones da região da Catalunha, como a Macabeo, a Xarel-lo e a Parellada. A Macabeo também é chamada de Viura e é a uma uva branca bastante popular na Espanha. Ela possui acidez marcante e aromas delicados.

A Xarel-lo é uma das preferidas das vinícolas, pela qualidade e ótimo equilíbrio entre açúcares e ácidos, o que contribui para o envelhecimento do espumante. A Parellada é a mais refinada das três, sendo cultivada em altitudes elevadas. Ela tem aromas cítricos, florais e cremosos únicos. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!