/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho de Priorat, na Espanha, tem conquistado cada vez mais especialistas e enófilos nos últimos anos, sobretudo os tintos. Com coloração profunda, textura aveludada, taninos requintados, acidez na medida e muita fruta, os rótulos elaborados nessa pequena região da Catalunha são extremamente requisitados. 

O Priorat — Priorato, em português — fica no centro da província de Tarragona, cercado por montanhas. A região produz vinhos há mais de dois mil anos e, em 1990, ganhou o prestígio de Denominación de Origen Calificada (DOCa), status que só Rioja tem além dela. 

O que os vinhos de Priorat têm de especial?

Os tintos de Priorat, principalmente os elaborados a partir das uvas Garnacha ou Cariñena, estão entre os melhores da Espanha, quiçá do mundo. A fama dos rótulos da região se expandiu quando Robert Parker, o célebre pontuador de vinhos, os pontuou com notas altas. 

O insólito solo da região é chamado de llicorella e possui camadas de ardósia vermelha, com partículas de quartzitos brilhantes. Como retém calor, ele contribui expressivamente para o amadurecimento ideal das uvas, além de reter água para as videiras. Os vinhedos possuem baixo rendimento, o que gera frutos concentrados em aromas e sabores. O clima mediterrâneo, com invernos frios e verões longos e quentes, é a cereja do bolo para um terroir impecável.  

Os tintos são o tipo de vinho que levou o nome do Priorat para as taças mundo afora, mas a denominação também permite a elaboração de brancos, rosés e vinhos doces. Os brancos mais comuns são os de Macabeo e Garnacha Blanca. Geralmente são bebidas frutadas, com toque herbáceo, podendo ou não amadurecer em barricas de carvalho.

Os rosés são mais raros, mas tão especiais quanto os demais. Eles apresentam perfil frutado, rico e saboroso. Os doces trazem aromas e sabores de frutas negras, amêndoas e ervas da montanha além de paladar intenso com evolução oxidativa e boa acidez. Os tintos são os grandes protagonistas, com seu estilo elegante, marcante e robusto.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!