/Por Marjorie Zoppei

Ícones da década de 1960, os bares instalados em hotéis caíram novamente nas graças de turistas e locais. No Rio de Janeiro, grandes redes de luxo instalaram seus espaços nos rooftops e uniram dois grandes atrativos: gastronomia de primeira qualidade e o melhor skyline do país. São menus pensados exclusivamente para momentos de descontração, com chefs renomados por trás das criações e cartas de vinhos bem elaboradas. Veja onde fazer sua próxima parada.

Fasano

Localizado no oitavo andar, o rooftop é um dos espaços mais concorridos e famosos do hotel, símbolo da orla de Ipanema. Dividindo a atenção com a beleza da piscina, o visual lá de cima tem como cenário o Arpoador, o Morro Dois Irmãos e o Corcovado. Uma perspectiva única da Cidade Maravilhosa.

No bar, é possível degustar, além de algumas tacinhas, excelentes coquetéis e uma boa variedade de pratos leves e antepastos, servidos durante todo o dia – tudo com a qualidade gastronômica característica do Grupo Fasano. Não deixe de pedir o atum com burrata, limão-siciliano, hortelã e azeite (63 reais) e o camarão VG grelhado com legumes (150 reais). Aberto apenas aos hóspedes, o espaço segue todos os protocolos de segurança estabelecidos após o começo da pandemia de covid-19.

Avenida Vieira Souto, 80 | (21) 3202-4000 | fasano.com

YOO2

Inaugurado em 2016, o hotel-design fica na Praia de Botafogo, numa combinação perfeita entre o luxo e a descontração, onde é possível apreciar arte, música e gastronomia. Com projeto do renomado escritório londrino de design Yoo – dos sócios John Hitchcox e Philippe Starck –, o último andar do empreendimento abriga o The Rooftop, que já foi eleito como o bar com a melhor vista da cidade. O skyline inclui o Pão de Açúcar de um lado e o Cristo Redentor de outro. Exclusivo para hóspedes, apresenta menu inspirado em clássicos brasileiros: tem comidinhas individuais, porções para compartilhar e sobremesas. Além da robusta carta de vinhos, vale também espiar as opções de drinques – especialmente os de caipirinha.

Praia de Botafogo, 242 | (21) 3445-2000 | yoo2.com/riodejaneiro

Emiliano

O hotel fica na privilegiada Praia de Copacabana, de frente para o mar, com apenas 90 apartamentos. O projeto do edifício favorece a luz natural, valoriza a vista e conecta os hóspedes à Cidade Maravilhosa. Antes restrito apenas aos hóspedes, o rooftop abriu para o público no fim do ano passado, com cardápio assinado pelo chef gaúcho Camilo Vanazzi – que já passou por cozinhas de Portugal, Itália e Fiji.

No menu, ele tentou revelar o espírito do carioca, com ingredientes frescos e saudáveis. É o caso do prato Le Royal Emiliano, que inclui ostras, camarões, vieiras, trio de sashimi, sunomono de polvo, tartare de salmão e lagosta (290 reais, para compartilhar, disponível no almoço). Ou então o peixe do dia com risoto de fregola, espinafre, crocante de banana-da-terra e melado e vinagrete de abacaxi (89 reais, disponível no jantar). Na carta de vinhos, mais de 40 rótulos podem fazer a harmonização perfeita entre a comida e o visual deslumbrante da orla.

Avenida Atlântica, 3804 | (21) 3503-6600 | emiliano.com.br

Fairmont

O sexto andar do edifício do Fairmont guarda uma das vistas mais bonitas da capital fluminense. Debruçado sobre a Praia de Copacabana, com ampla área externa entre o Marine Restô e o Spirit Copa Bar em cada ponta, o primeiro hotel da marca na América do Sul é o local ideal para apreciar sem pressa um bom vinho à beira da piscina de borda infinita, que emenda com mar e céu azuis. A carta com mais de 100 rótulos, entre espumantes, brancos, rosés, tintos e de sobremesa, nacionais e importados, reúne opções para todos os gostos e bolsos, com taças a partir de 35 reais.

Avenida Atlântica, 4240 | (21) 2525-1232 | fairmontrio.com

Hilton Copacabana

A segunda unidade da grife na Cidade Maravilhosa está instalada em um emblemático prédio construído em 1975 e conta com 545 quartos. Piscinas, spa e serviço de praia à beira d’água são algumas das vantagens que enchem os olhos dos hóspedes, mas é o bar localizado no 39º andar que encanta os convivas.

Batizado de Isabel Lounge, o espaço oferece uma experiência verdadeiramente carioca, com bebidas de inspiração local e típica culinária brasileira – o menu é assinado pelo chef Pablo Ferreyra. Não deixe de provar os croquetes de cogumelos frescos com vinagrete de frutas vermelhas (53 reais) e o escondidinho de bacalhau com purê de batata-baroa, Catupiry e grana padano (54 reais). Com vista para o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Praia de Copacabana, a área é aberta a não hóspedes apenas mediante reserva.

Avenida Atlântica, 1020 | (21) 99308-4223 | @isabellounge

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!