/Por Ana Beatriz Miranda

Clássico de Bordeaux, o corte bordalês é nada menos que o assemblage mais famoso do mundo. Corte é sinônimo de blend e assemblage e significa que o vinho é composto por pelo menos duas uvas. No caso do corte bordalês, para tintos, as uvas utilizadas são Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, em menor proporção. Em proporções ainda mais irrisórias, podem entrar a Malbec, a Petit Verdot e a Carménère, esta última usada raramente. Para os brancos, o corte bordalês inclui majoritariamente Sauvignon Blanc e Sémillon com uma parcela ínfima de Muscadelle. Mas é o corte bordalês tinto que mais se destaca. 

O sucesso desse corte é garantido por exaltar as melhores características das uvas regionais, que atingem potencial máximo graças ao terroir de excelência da região. As inúmeras denominações de origem de Bordeaux determinam regras de elaboração, porém, com certa flexibilidade quanto à proporção das uvas, o que permite ao enólogo imprimir personalidade ao corte bordalês. Além disso, é possível compensar algum desequilíbrio natural, como chuvas escassas ou em excesso, com diferentes quantidades das uvas permitidas no corte. É por isso que um Bordeaux geralmente tem qualidade constante. 

As principais uvas do corte bordalês

Cabernet Sauvignon

Embora a Cabernet Sauvignon se adapte muito bem aos mais diversos terroirs ao redor do planeta — e não à toa é conhecida como “rainha das uvas tintas” —, ela brilha como nunca em sua terra natal, Bordeaux. No corte, essa variedade é responsável pela estrutura do vinho, com sua potência e seus taninos. 

Merlot

A Merlot é uma uva também nativa de Bordeaux. Ela é menos robusta que a Cabernet Sauvignon, proporcionando maciez e certa delicadeza à bebida. No corte, ela traz uma textura sedosa e suavidade. 

Cabernet Franc

A Cabernet Franc é a mãe da Cabernet Sauvignon, que é fruto do cruzamento com Sauvignon Blanc. Ela é nascida em Bordeaux e entra no corte em proporções menores, conferindo um rico perfil aromático, frutado e fresco, por causa da boa acidez. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!