/Por Ana Beatriz Miranda

Espumante extra-dry. Já ouviu falar nesse tipo de vinho borbulhante? O termo extra-dry é uma das classificações de doçura da bebida, definida pela concentração de açúcar residual. Essa quantidade é determinada durante a vinificação, pelo enólogo. O espumante extra-dry não é um vinho superseco, como o nome sugere. É uma categoria de espumantes da legislação europeia cujos exemplares devem ter de 12 a 17 gramas de açúcar. É mais doce do que o espumante brut e mais seco que o demi-sec.

Cada país produtor ou continente possui suas próprias regras e leis quanto à classificação de açúcar dos vinhos. Elas são bastantes diversificadas, inclusive. Se você observar o contrarrótulos dos vinhos, poderá notar classificações diferentes do país original, que geralmente traz a indicação de doçura no rótulo. Isso acontece porque, ao ser importada, a bebida precisa estar de acordo com a legislação do país onde ela será comercializada. Logo, um espumante extra-dry da Europa se torna brut ou seco no Brasil. 

Doçura do espumante: licor de expedição

O espumante pode ser classificado de muitas maneiras, segundo sua concentração de açúcar. Os mais comuns são o brut, o demi-sec e o doce, aqui no Brasil. Geralmente, o espumante é vinificado seco, dando origem ao vinho base. A ele é acrescentado o licor de tiragem, uma mistura de açúcar e leveduras responsável pela segunda fermentação e formação das borbulhas. Após essa etapa, enfim, a doçura do espumante será determinada com o licor de expedição. Trata-se de uma mistura de vinho ou outra bebida alcoólica (brandy ou conhaque) e açúcar. Mais do que apenas um detalhe na produção da bebida, o licor de expedição dá personalidade a ela.   

Classificação de doçura dos espumantes

Legislação Europeia

Brut: até 12 g de açúcar por litro

Extra-dry: de 12 a 17 gramas de açúcar por litro

Dry: de 17  a 32 gramas de açúcar por litro

Demi-sec: de 32 a 50 gramas de açúcar por litro

Doce: a partir de 50 gramas de açúcar por litro   

Legislação Brasileira

Nature: até 3 gramas de açúcar por litro

Extra-brut: de 3 a 8 gramas de açúcar por litro

Brut: de 8 a 15 gramas de açúcar por litro

Seco: de 15 a 20 gramas de açúcar por litro

Demi-sec: de 20 a 60 gramas de açúcar por litro

Doce: a partir de 60 gramas de açúcar por litro

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!