/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho é uma bebida complexa, com elaboração repleta de etapas e técnicas específicas. E cada uma das fases requer a experiência e o cuidado de um profissional. Mas, afinal, quem é o responsável pela produção de vinho? A resposta é simples: não há uma pessoa só, e sim uma equipe trabalhando em conjunto.

Até chegar à sua taça, o vinho passa por muitos processos. Começando por muito antes da colheita das uvas, ainda no cultivo das videiras, e terminando muito depois do engarrafamento, com a análise das características do líquido. Sendo assim, as vinícolas contam com um time de profissionais, cada um especializado em sua própria área, que juntos transformam a uva na nossa bebida favorita. Mais do que o responsável pela produção de vinho, conheça as principais figuras envolvidas no processo.  

Viticultor

O viticultor é o responsável pela plantação das videiras. Ele é o agricultor que cuida, cultiva e supervisiona a colheita das uvas. É o viticultor que define as técnicas de plantio, de irrigação, de drenagem do solo e tudo mais que estiver relacionado com a planta. 

Ampelógrafo

O ampelógrafo é um botânico, um biólogo especializado em plantas, nesse caso, especificamente em videiras. É ele que identifica as vinhas, seus ciclos de vida, seus tipos e quais uvas cada uma origina. 

Engenheiro agrônomo

Algumas vinícolas contratam um engenheiro agrônomo para aconselhar e prestar consultoria para o viticultor. Ele propõe melhorias, apresenta novas técnicas e instrui quanto ao controle de práticas e da qualidade da planta. 

Enólogo

O enólogo talvez seja o profissional mais conhecido do mundo do vinho. E não é para menos: ele é o responsável pelo estilo que a bebida terá, quais uvas serão utilizadas, se será varietal ou blend, se passará ou não por barricas de carvalho. Ele supervisiona cada etapa da produção, desde o cultivo da videira, até a vedação e o engarrafamento. 

Gerente de cave ou cavista

O gerente de cave ou cavista não é um profissional presente em todas as vinícolas, mas muitas possuem um. Ele é quem acompanha o enólogo em todas as etapas da elaboração, além de ser o responsável pela adega, onde o vinho fica amadurecendo antes de ser comercializado. 

Sommelier

O sommelier também é bastante conhecido.  Ele é uma espécie de curador do vinho, sabendo tudo sobre sua história e características. São os sommeliers que fazem as cartas de vinhos dos estabelecimentos comerciais, fazem a análise visual, olfativa e gustativa e indicam as melhores harmonizações. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!