/Por Ana Beatriz Miranda

Você já deve ter percebido por aí que a taça sem haste é uma moda que tem durado, não é? Charmosa ela é, de fato. Divertida, funcional e moderna também. Mas será que tecnicamente ela cumpre o mesmo papel da taça com haste? Ou ela é mais estilo do que eficiência? A verdade é que ela tem vantagens e desvantagens. Mais do que um dos rituais do vinho, a taça adequada faz com que o vinho expresse todo seu potencial e, assim, a experiência seja mais agradável. 

Papel do olfato e do paladar na degustação

Sendo uma bebida extremamente rica em aromas, o vinho é sentido muito por nosso olfato. Como nosso palato sente sabores específicos, o nariz faz o papel complementar, captando nuances essenciais para a degustação. É no cheiro que notamos se um rótulo passou por madeira, se tem aromas florais, frutados, de especiarias e por aí vai.

A língua sente basicamente acidez, doçura e amargor, no caso do vinho. Então, a parte olfativa é fundamental ao apreciarmos a bebida, e o recipiente correto ajuda nesse processo. O formato da taça foi pensado para dispersar uniformemente os aromas, sem que eles escapem tão rápido para o ambiente.

Taça sem haste ou taça com haste?

Bom, já entendemos que o bojo é indispensável na degustação, mas e a haste? A haste evita que nossas mãos troquem calor com o líquido, mantendo a temperatura adequada de serviço. Isso é crucial para os vinhos brancos e rosés, por exemplo, que precisam ser consumidos mais resfriados. Por isso, a taça sem haste não é indicada para esses tipos de vinhos. Entretanto, para apreciar tintos ela pode ser uma opção. O bojo realça os aromas e a falta da haste a torna menos quebrável. 

A principal desvantagem é justamente o fato de esquentar mais rápido e também pelas inevitáveis marcas de dedos, que podem ser um inconveniente em um jantar mais elegante.O importante é você lembrar que, na hora de apreciar nossa bebida favorita, vale tudo. O gosto pessoal é quem manda. Nenhuma regra precisa ser seguida à risca para que se viva um bom momento com a bebida. É por isso que a taça sem haste tem sua vez, sim, principalmente em ocasiões mais descontraídas. Viva a versatilidade do vinho! 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!