/Por Ana Beatriz Miranda

A uva Malvasia é uma das mais versáteis que existem, dando origem a vinhos de muitos tipos e estilos. Seja excelentes rótulos de Bordeaux, o delicioso Vinho da Madeira, o intenso Marsala, passando por vinhos do Porto, Chiantis e um vinho doce especialíssimo das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol.

A Malvasia é uma família de uvas, com várias representantes, entre brancas e tintas. As mais famosas são as brancas Malvasia di Candia, Malvasia Bianca di Candia, Malmsey, Verdina, Malvoisier, Luvarella, Malvasia del Lazio e Malvasia Puntinati, e as tintas Malvasia Parda e a Malvasia Nera. 

Origem da uva Malvasia

A Malvasia é uma uva originária da Grécia Antiga. Seu nome é uma homenagem ao forte que protegia o mar Mediterrâneo, Monemvasia. Durante a Idade Média, a uva foi levada para a Itália e dali se difundiu para vários outros países. A uva Malvasia é muito cultivada no país da bota, principalmente no Piemonte, na Sardenha, na Toscana, na Sicília e em Puglia. Mas ela também é plantada em diversos outros países produtores, como Estados Unidos, Brasil e Austrália.   

Aromas e sabores da uva Malvasia

Os vinhos brancos elaborados com a Malvasia apresentam, de forma geral, aromas de uvas passas brancas, damasco e pêssego, enquanto os tintos trazem aromas de chocolate e frutas secas. Sendo uma uva naturalmente com alto teor de açúcar, a Malvasia é uma ótima casta para ser usada na elaboração de vinhos licorosos que, aliás, adquirem grande potencial de guarda. Sendo secos ou doces, os vinhos costumam ser encorpados, frutados e ricos em aromas.

Vinho da Madeira

A uva Malvasia foi a primeira a ser plantada na Ilha da Madeira, território português. A região é uma Denominação de Origem Protegida com verões quentes e úmidos e invernos amenos, terroir propício para o amadurecimento perfeito das uvas. A Malvasia é uma das uvas permitidas na produção do Vinho da Madeira, uma bebida fortificada que pode ser seca, meio seca ou doce. Com boa complexidade aromática e gustativa, esse vinho pode ser apreciado de muitas maneiras. Os secos são ótimos para aperitivos, os meio secos acompanham sopas muito bem e os doces ficam incríveis com sobremesas à base de chocolate e café. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!