/Por Ana Beatriz Miranda

Que o champanhe é o espumante mais requisitado do mundo, todo enófilo já sabe. Que ele é elaborado a partir do Método Champenoise, na região de Champagne também é informação difundida. Mas e as uvas de Champagne? Quais as mais cultivadas, quais são as permitidas na denominação de origem para a produção do espumante mais elegante que existe? 

Quem conhece mais um pouquinho sobre a bebida se lembra das três variedades mais comuns do champanhe: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. E não é para menos, já que as três representam 99,7% do total de vinhedos plantados. Realmente a maioria dos champanhes são feitos com blends delas. Contudo, segundo a Appellation d’Origine Contrôlée (AOC) de Champagne, outras quatro uvas são permitidas. Arbane Blanc, Petit Meslier, Pinot Blanc (Blanc Vrai) e Pinot Gris (Fromenteau) são seus nomes. Todas elas estão plantadas no restante 0,3% das vinhas locais.

Há cerca de três séculos, a Pinot Gris era muito difundida em Champagne, representando metade da plantação. Só que o sucesso dos vinhos de Chardonnay e de Pinot Noir da Borgonha atraíram os olhos dos produtores de Champagne, que substituíram os vinhedos de Pinot Blanc por essas duas. Embora pouco cultivadas, as quatro menos utilizadas persistem e fazem parte de alguns blends surpreendentes. Vários produtores da região são guardiões das castas menos célebres, defendendo seu uso e elaborando champanhes realmente especiais.  

O champanhe pode ser branco ou rosé. No branco — que pode ser feito com uvas tintas também, as cascas das uvas são retiradas antes da fermentação. Para o rosé, durante a produção, acontece uma maceração pré-fermentativa em que o mosto das uvas fica em contato com as cascas antes da primeira fermentação. As cascas liberam as antocianinas que dão a coloração rosada do espumante. 

As sete uvas de Champagne

Chardonnay (branca)

Pinot Noir (tinta)

Pinot Meunier (tinta)

Arbane Blanc (branca)

Petit Meslier (branca)

Pinot Blanc (branca)

Pinot Gris (branca com casca acinzentada ou rosada) 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!