/Por Ana Beatriz Miranda

Pouilly-Fumé é terra de grandes vinhos de Sauvignon Blanc. Essa uva branca, originária de Bordeaux, encontrou na pequena parcela de vinhedos locais as condições perfeitas para atingir um potencial impressionante. A região Pouilly-Fumé é uma AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) localizada em torno de Pouilly-sur-Loire, no departamento de Nièvre, na região central da França. São 1200 hectares de vinhas de Sauvignon Blanc. Ela fica de frente para outra denominação de origem igualmente nobre, Sancerre, que também produz exemplares sensacionais de Sauvignon Blanc.  

O clima temperado, com uma tendência continental e o relevo levemente acidentado, que forma o Vale do Loire, são ideais para um estilo especial de Sauvignon Blanc, muito elegante e com uma mineralidade característica. Essa casta tem frutas em formato oval e lembram ovos de pássaros. Quando maduras, elas ficam revestidas por uma película cinza que lembra cor de fumaça. 

É por isso que os produtores locais chamam os vinhedos de Sauvignon Blanc de “fumaça branca”, inspirando o nome “Fumé”, que também tem relação com o aroma esfumaçado da bebida, que lembra sílex de armas de fogo. A região Pouilly-Fumé tem nome parecido com outra área francesa localizada no sul da Borgonha, Pouilly-Fuissé, que produz rótulos de Chardonnay. 

Os vinhos quase místicos da região de Pouilly-Fumé

Os vinhedos da região são muito antigos, datando do século 5. Na Idade Média, monges beneditinos trabalharam nas vinhas de Pouilly-Fumé, mas apenas para consumo local. Os vinhos eram distribuídos para as regiões vizinhas pelo rio Loire. No século 19, a filoxera devastou as plantações, que só se reergueram no início do século 20, com os porta-enxertos americanos. Em 1937, a denominação de origem da região de Pouilly-Fumé foi estabelecida, garantindo a qualidade dos exemplares elaborados com a Sauvignon Blanc. 

São vinhos chiques, complexos, sedutores, vivazes e de boa acidez, com presença de frutas cítricas, flores brancas e notas herbáceas, além dos aromas levemente defumados e muito minerais. Os rótulos se tornaram sinônimo de excelência e conquistaram o paladar dos amantes de vinho branco dos quatro cantos do planeta.    

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!