É unanimidade: pizza e vinho são uma combinação infalível. Se cada um já é maravilhoso individualmente, quando combinados eles se tornam ainda mais especiais. A harmonização entre os dois não tem tantos segredos, valendo sempre o seu gosto pessoal. Contudo, há algumas combinações que são simplesmente irresistíveis. 

De forma geral, vinho harmoniza bem com pizza por fazer um equilíbrio com a massa, o queijo e o molho de tomate. Tintos são as escolhas mais certeiras, mas brancos, espumantes e até rosés também têm sua vez. Confira as combinações mais incríveis entre pizza e vinho.   

Pizza e vinho

Pizza marguerita

A pizza marguerita é um classicão italiano. Feita com molho de tomate, manjericão, queijo e tomate fresco, ela é delicada, mas intensa. Vinhos que têm boa acidez, como os elaborados com a Sangiovese, a uva protagonista da Itália, são escolhas boas. Um corte português tradicional também cai muito bem. 

Pizza de cogumelos

Seja a pizza feita com cogumelos frescos, como Paris, shitake e shimeji, ou em conserva, o vinho que vai harmonizar melhor é aquele que também tenha essas nuances terrosas típicas do cogumelo. As uvas Carménère e Pinot Noir normalmente trazer esse toque. 

Pizza de quatro queijos

A pizza de quatro queijos pode trazer variados queijos, muçarela, parmesão, gorgonzola, provolone, requeijão, prato e por aí vai. Ela tem alto nível de gordura e, por isso, pede um vinho com acidez elevada, tanto branco quanto tinto. Se você preferir um tinto, escolha a uva Cabernet Franc. Caso opte por um branco, pode ir sem medo na Chardonnay

Pizza de frango com requeijão

O frango tem sabor delicado, assim como o requeijão. Por sua suavidade, essa pizza não deve ser combinada com vinhos que possam sobrepor seus sabores sutis. Sendo assim, um espumante brut e um tinto de Pinot Noir de safra recente são boas escolhas. 

Pizza portuguesa

A pizza portuguesa possui sabores complexos por ter uma grande quantidade de ingredientes. A escolha do vinho é mais desafiadora porque ele tem que comportar o peso do ovo cozido e a intensidade do pimentão. Um vinho Merlot, intenso e macio, é uma excelente companhia. 

Pizza de pepperoni

O pepperoni é um embutido potente e com toque apimentado. Para combinar com essa pizza, há dois ótimos caminhos. Um vinho tinto feito com Syrah, uma uva que traz nuances de especiarias e pimenta, é um deles. O outro é mais ousado, mas igualmente delicioso: um rótulo feito com a uva Riesling, que equilibra tudo. 

Pizza de calabresa

A calabresa é um embutido pesado e pede um vinho robusto. Os exemplares de Cabernet Sauvignon, geralmente estruturados e com taninos marcantes, são excelentes opções.  

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!