/Por Ana Beatriz Miranda

As bebidas alcoólicas em geral não costumam ser aliadas das dietas por serem calóricas, com poucos nutrientes e sem gerar saciedade. Contudo, há aquelas que podem ser consumidas com moderação, sem interferir muito na perda de peso, como o vinho. Então o vinho é low carb

Essa resposta não é tão simples porque medir a quantidade de calorias do vinho é algo complexo. Em média, uma taça da bebida pode variar de 100 a 300 calorias. A variação depende do tipo de vinho, da graduação alcoólica e do açúcar residual. Ao contrário do que muita gente pensa, o álcool tem valor energético maior que o açúcar. 

Para se ter uma ideia, o álcool fornece 7 calorias por grama, enquanto o açúcar apenas 4 calorias. Sendo assim, um vinho com alto potencial alcoólico e alta quantidade de açúcar residual, como um fortificado, por exemplo o vinho do Porto, será muito mais calórico que um rótulo branco, seco e com baixo teor de álcool. 

A notícia não muito boa é que vinho é calórico, sim, assim como qualquer bebida alcoólica. Contudo, você não precisa excluí-lo do cardápio se está fazendo dieta. Basta optar por vinhos que tenham baixo teor de álcool e pouco açúcar residual, como os secos e até alguns meios secos (que tem um amplo espectro de variação de açúcar, de 4 a 25 gramas por litro). Bebidas com até 14 gramas de açúcar por litro são boas escolhas. No caso dos espumante, isso significa os do tipo nature, extra-brut e brut

O grande segredo está na quantidade que você vai beber. Claro que se você consumir muito vinho, ele vai interferir na dieta, mas uma tacinha não vai fazer mal nenhum. Consciência e moderação são as chaves para não descuidar da saúde, sem deixar de aproveitar os prazeres da vida. 

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