/Por Ana Beatriz Miranda

O Douro foi a primeira região do mundo do vinho a ser demarcada, lá em 1756, a fim de garantir a qualidade e preservar sua bebida ícone, o vinho do Porto. Entre os estilos mais apreciados estão o Porto Ruby e o Porto Tawny

O método de produção do vinho do Porto, a fortificação, surgiu no século 17, de forma não intencional. Tudo começou assim: os ingleses eram os maiores consumidores de vinhos portugueses na época. Para conservar a bebida por mais tempo durante o transporte, os comerciantes acrescentavam mais álcool a ela. O resultado era um líquido mais aromático, intenso e potente, com sabor adocicado. O sucesso foi imediato. Logo, os produtores aperfeiçoaram a técnica, chamando-a de fortificação. 

A madeira tem papel essencial na elaboração do vinho do Porto. A bebida passa por um longo processo de amadurecimento, independentemente do seu estilo, e o objetivo disso é a oxigenação. Por isso, são usadas barricas de carvalho de muitos usos, para que os aromas e sabores da madeira não influenciem o vinho. 

O vinho do Porto Tawny

Enquanto o Ruby é um vinho do Porto mais jovem, de coloração viva e vermelha — uma referência à cor rubi —, o Porto Tawny é mais maduro, acastanhado. Inclusive, o nome Tawny significa “aloirado”. Depois da vinificação, ele passa de dois a três anos em pipas de carvalho. Depois disso, o Porto Tawny passa longos estágios em barricas, sendo frequentemente trocado de recipiente, até finalmente ser engarrafado. 

Sendo assim, ele é uma bebida bastante oxigenada, o que gera os tons terrosos. Os aromas predominantes do vinho do Porto Tawny são de frutas secas, principalmente nozes e amêndoas, além da doçura característica por causa do açúcar residual. 

Esse estilo de Porto pode envelhecer por muito tempo. Os Tawny com indicação de idade, por exemplo, são divididos entre 10 anos, 20 anos, 30 anos e 40 anos. Tão caros quanto prestigiosos e inesquecíveis. Os vinhos do Porto são um capítulo de importância histórica quando falamos da nossa bebida favorita. Quem quer se aprofundar no assunto, deve desbravar a complexidade deste vinho único estudando e, claro, degustando.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!