/Por Ana Beatriz Miranda

A maioria dos países produtores de vinhos tem uma uva emblemática. No caso da África do Sul, a variedade mais célebre é a Pinotage. Ela é uma uva tinta encantadora, responsável por vinhos marcantes e cheios de personalidade. Os vinhos de Pinotage são de vários tipos, varietais, blends, tintos para o dia a dia, tintos complexos, fortificados, rosés e até espumantes.   

Origem da uva Pinotage

Ao contrário de muitas uvas que se tornaram simbólicas em países diferentes de onde surgiram, a Pinotage nasceu na África do Sul mesmo. Ela é fruto do cruzamento entre as uvas francesas Pinot Noir e Hermitage, também chamada de Cinsault. O responsável pela criação foi o químico, professor e viticultor Abraham Izak Perold. Ele plantou as mudas de Pinotage em seu próprio jardim e elas quase foram arrancadas por um jardineiro, que as confundiu com ervas daninhas. Porém, um aluno do professor percebeu o engano e plantou as videiras na Universidade de Stellenbosch.

O resultado foi tão bom que a Pinotage logo se estendeu por todo país, conquistando o paladar do mercado interno e ganhando o mundo posteriormente. O terroir da África do Sul faz o país um grande produtor, com exemplares elegantes e autênticos. 

Características

A Pinotage é uma uva de casca grossa de cor intensa, um roxo escuro, polpa macia, bagos pequenos e cachos em forma de cone. O amadurecimento dessa casta é precoce e o cultivo das videira requer muitos cuidados. Um ponto importante é que as melhores uvas vêm de vinhedos de baixa produção, com aromas e sabores concentrados. As videiras que rendem muitos cachos geram vinhos inexpressivos. 

Aromas e sabores da Pinotage

De forma geral, os vinhos de Pinotage são considerados fáceis de beber. Eles têm taninos redondos, acidez delicada e são intensos. São bebidas conhecidas por seus aromas únicos. Frutas vermelhas e negras são frequentes, mas podem aparecer aromas de alcaçuz e fumaça. Os vinhos que passam por barricas de carvalho e são mais maduros podem trazer notas peculiares de chocolate, manga e banana. Os rótulos de Pinotage têm ótimo potencial para envelhecimento.