/Por Carolina Almeida
Na França, um grupo de freiras da Abadia de Notre Dame de Fidélité, situada na região da Provence, viralizou na Internet após criar uma verdadeira operação de guerra para vender os vinhos rosés produzidos no convento e garantir o sustento da instituição. Sem poder levar os rótulos para as feiras do país, já que os eventos estão suspensos desde o início da pandemia, as irmãs se uniram a um site de vendas on-line e trabalharam duro na divulgação para alcançar a meta: vender 9 mil garrafas em uma semana.
A Opération Rosé, como ficou conhecida, conquistou os franceses
e ultrapassou as expectativas. Foram vendidas mais de 19 mil unidades. “O rosé não é um vinho para se guardar. Quando produzido, precisa ser vendido em até um ano, pois ele não melhora com o tempo”, contou uma das produtoras, irmã Armel. Atualmente, a abadia abriga 47 freiras e produz vinho há 20 anos, numa plantação de 8 hectares da propriedade. Como a bebida é o carro-chefe da casa – também são comercializados frutos como damascos, ameixas e amêndoas, além de azeite e mel, tudo de produção própria –, podemos presumir que a existência do convento estará segura até 2022.