/Por Ana Beatriz Miranda
A uva Sémillon é brilha em dois grandes países produtores, um do Velho Mundo, a França, e outro do Novo Mundo, a Austrália. Essa variedade branca é uma das mais usadas na elaboração do célebre Sauternes, um dos vinhos brancos doces mais caros e desejados do planeta. Em terras australianas, ela faz sucesso em brancos secos encantadores.
Assim como a Riesling, a Sémillon é muito apreciada pelos especialistas. Eles valorizam suas virtudes, como a suscetibilidade ao ataque do fungo Botrytis cinerea, pelas cascas finas. É assim que nasce a “podridão nobre” e a elaboração do Sauternes. A Sémillon gera vinhos longevos e expressivos. Normalmente ela é cultivada ao lado da Sauvignon Blanc. As duas são muito usadas em blends.
Origem da Sémillon
A Sémillon é uma uva branca originária de Bordeaux, na França. Além das produções francesa e australiana prósperas, ela é cultivada em outros países produtores, como o Chile, os Estados Unidos, a Argentina e a África do Sul, por exemplo. Seu cultivo é relativamente fácil e ela amadurece tardiamente.
Características
Essa variedade se adapta bem tanto em climas quentes quanto frios. Contudo, ela expressa diferentes características. Em climas quentes, a Sémillon apresenta aromas de sabores mais suculentos, de frutas amarelas maduras, como manga, pêssego e mamão. São vinho mais alcoólicos, que podem passar rapidamente por barricas de carvalho. Em climas frios, os exemplares adquirem mais frescor, aromas e sabores de frutas cítricas como limão e nectarina, além de maçã, melão e pera. São bebidas menos alcoólicas e sem amadurecimento.
Harmonização com Sémillon
A harmonização ideal com um vinho de Sémillon depende muito do tipo dele. Se for um rótulo seco de clima frio, a combinação perfeita será com comidas picantes e condimentadas, como a culinária indiana. Se a escolha for um exemplar de clima quente, vai bem com receitas que tenham peixe ou frango. Agora se o vinho for um icônico Sauternes, aí você pode harmonizar com crème brûlée e tarte tatin, por afinidade. Ou ainda com foie gras, presunto cru e queijos azuis, por contraste.