/Por Ana Beatriz Miranda

A uva Mourvèdre tem vários nomes: Monastrell, Mataro ou Mataró. Ela dá origem a varietais elegantes, mas é famosa por compor o blend GSM, junto com a Grenache e a Syrah. Além de diversas outras combinações com outras uvas.

A variedade é uma das mais antigas cultivadas. Sua primeira menção data do século 14, na região de Valência. Aliás é provável que seu nome tenha vindo da região de Camp de Morvedre, nome catalão para um área vinícola ao norte de Valência.

Origem da Mourvèdre

Na Espanha, ela é mais conhecida como Monastrell, nome que remete ao monastérios e mosteiros. Trata-se de uma referência aos monges que a difundiram. É em terras espanholas que essa casta se destaca mais, embora estudos apontem que ela não seja autóctone do país ibérico, mas tenha sido trazida pelos fenícios.

A maior parte dos vinhedos de Mourvèdre está na Espanha, mas o cultivo tem crescido expressivamente na França, principalmente no Vale do Rhône e em Languedoc-Roussillon.

Ainda no Velho Mundo, Portugal também cultiva a casta, chamada de Mataro ou Mataró. No Novo Mundo, Austrália e Estados Unidos têm tido bons resultados com ela.

Características

A  Mourvèdre se dá melhor em climas quentes e secos. Suas videiras apresentam uvas pequenas ou médias, de cascas grossas e cor intensa. A maturação é uma das mais tardias e seu cultivo requer paciência do viticultor.  Em contrapartida, são vinhedos robustos e resistentes a pragas.   

Os vinhos elaborados com essa variedade chamam a atenção pela coloração profunda. Geralmente são bebidas aveludadas, bastante tânicas, com acidez equilibrada e riqueza aromática. Os aromas mais comuns são de frutas vermelhas e negras, hortelã, violetas, além de toques terrosos, de chocolate e couro.

Harmonização com Mourvèdre

Por ser um vinho com taninos marcantes, a harmonização ideal fica por conta de receitas robustas e gordurosas, como cortes bovinos e suínos gordurosos. As notas de terra combinam com cogumelos e lentilha. Pratos condimentados, que levam ervas fortes como alecrim e tomilho, também ficam deliciosos com rótulos elaborado com essa uva.