/Por Ana Beatriz Miranda
Quando vamos degustar um bom vinho, imprevistos podem acontecer. Um muito comum é a rolha de cortiça se quebrar antes de ser totalmente retirada. São várias as razões para isso ocorrer: rolha ressecada, rolha de vinho envelhecido por muito tempo, falta de habilidade de quem está usando o saca-rolhas, saca-rolhas ineficiente…
É importante ter em mente que, embora a rolha esteja defeituosa, não necessariamente o vinho estará. Na maioria das vezes, o líquido fica intacto e podemos apreciá-lo sem transtornos. Porém, é interessante provar um golinho depois que a garrafa for aberta para se certificar que a vedação não foi comprometida e o vinho sofreu alterações de aromas e sabores.
A rolha quebrou?
Se a rolha quebrou e uma parte caiu dentro da garrafa, basta filtrar todo o líquido com uma peneira, colocar em um decanter e servir direto dele.
Se uma parte da rolha ficou presa no gargalo, aí você pode tentar tirar com o próprio saca-rolhas, com bastante cuidado, inclinando a 45° e puxando-a devagar.
Outra saída é usar o saca-rolhas tipo pinça. Ele requer mais delicadeza no manuseio, mas costuma retirar a rolha completamente, sem deixar pequenos fragmentos caírem no líquido. Ele é feito com duas lâminas paralelas e é indicado para vinhos de guarda, cujas rolhas têm maior chance de ressecamento.
As lâminas devem ser inseridas entre a rolha e o gargalo com cuidado. Aí é preciso rodar o saca-rolhas delicadamente até que ela se desprenda da garrafa. Uma boa dica é despejar um pouco de água quente na rolha para facilitar o deslizamento.
Se o pedaço de rolha que ficou preso for muito pequeno e não tiver como ser retirado com nenhum saca-rolhas, aí é melhor empurrá-lo para dentro da garrafa e fazer a filtragem antes de servir. Você pode usar um funil ou um coador, para retirar pedacinhos menores. Aí é só brindar!