/Por Ana Beatriz Miranda

Os países produtores mais badalados do Velho e do Novo Mundo são certamente os mais buscados e apreciados no consumo de vinho. Contudo, há muitos outros países que elaboram rótulos excelentes, mas que não ficam tanto no radar. A Croácia é um deles.

A viticultura croata é antiga, quando os fenícios e gregos começaram a cultivar videiras na região há mais de dois milênios e meio. Mas a história tumultuada da Croácia, com invasões frequentes e guerras civis, interferiu no potencial vitivinícola local. A independência só veio nos anos 90 e, a partir daí, a indústria de vinhos começou a despontar.

Grande parte da produção da Croácia é de vinhos brancos, com uvas nativas e internacionais. O relevo croata é bastante diversificado, com planícies e montanhas, em áreas continentais e próximas à costa.

Dessa forma, há muitos microterroirs. São duas as principais regiões, cortadas por uma cadeia montanhosa. Kontinentalna Hrvatska ou Inland Croatia, a região mais interna, e Primorska Hrvatska ou Coastal Croatia, mais litorânea.

Regiões produtoras de vinho croata

Kontinentalna Hrvatska ou Inland Croatia

A região é mais continental e os seus vinhos costumam ser amadurecidos e com notas terrosas. A uvas mais cultivada por lá é a autóctone branca Laski Rizling (ou Welschriesling), conhecida também como Grasevina.

Blaufränkisch (Frankovka), Portugieser (Portugizac) e Müller-Thurgau (Rizvanac) são outras castas croatas comuns na Inland Croatia. Quanto às uvas internacionais, o destaque fica para Gewürztraminer, Sauvignon Blanc, Furmint, Riesling, Chardonnay e Pinot Grigio.

Primorska Hrvatska ou Coastal Croatia

Aqui o clima é mediterrâneo e é mais fácil de encontrarmos uvas tintas sendo cultivadas. As variedades locais tintas Teran e Plavac Mali, e as internacionais Merlot, Gamay e Cabernet Sauvignon se dão bem no terroir da Coastal Croatia.

Porém, as uvas brancas também são maioria. A castas indígenas Malvazija Istarka, Posip e Grk, e as internacionais Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Grigio e Muscat Blanc fazem sucesso. 

Aproveite os vinhos exclusivos da Sociedade da Mesa

vinho
Itália
Região: Piemonte
2016 / 750 ml / Branco
Tenuta Santa Seraffa 2016 Branco
R$ 184,71
MAIS DETALHES