/Por Ana Beatriz Miranda
Já ouviu falar no termo Blanc de Blancs quando o assunto é espumantes? O espumante Blanc de Blancs tem sido cada vez mais procurado pelos amantes desse tipo de vinho. O termo apareceu nos rótulos de champanhe na década de 40, mas provavelmente é mais antigo do que isso. Blanc de Blancs é o espumante feito apenas com uvas brancas.
Em Champagne, isso quer dizer que o champanhe Blanc de Blancs é feito apenas com a Chardonnay, a uva branca majoritariamente permitida na denominação de origem.
Aliás, o termo deve ter surgido justamente para diferenciar os champanhes feitos só com a rainha das brancas, já que normalmente são feitos a partir de blends de tintas e brancas. O champanhe Blanc de Blancs é uma exceção, tendo em vista que uma das tradições e grandes charmes do borbulhante francês é a mistura de variedades.
Não é só Champagne que usa o termo para seus vinhos. Blanc de Blancs pode acompanhar o nome de espumantes do mundo todo que forem elaborados apenas com uvas brancas, seja um varietal, com apenas uma casta, ou uma mistura de várias. Se forem usadas uvas tintas e brancas, aí o espumante não leva nenhum nome.
E se apenas uvas tintas forem usadas na elaboração de espumantes brancos? Aí o espumante é chamado de Blanc de Noir. A produção é muito menos comum do que os Blanc de Blancs e o líquido, embora branco, adquire um pouco de cor, por causa da pigmentação as uvas tintas.