/Por Marjorie Zoppei
O consumo moderado de Jerez ajuda a reduzir a pressão arterial e a restaurar a função arterial, diz pesquisa da Universidade de Barcelona, publicada no periódico Clinical Nutrition.
O número de participantes do estudo é pequeno, mas o resultado é curioso: foram 38 voluntários do sexo masculino, com idade entre 55 e 80 anos. Todos eles ingeriram bebidas alcoólicas de forma moderada e eram acometidos por pelo menos três fatores de risco: tabagismo, hipertensão, alto índice de colesterol, obesidade e/ou histórico familiar de doença cardiovascular.
Do total, 92% foram classificados como obesos, 71% como hipertensos, 23% como diabéticos tipo 2 e 13% como fumantes. Eles receberam 30 gramas de etanol por dia (cerca de duas taças), em forma de Jerez ou de gim, durante um período de duas semanas.
A alimentação deles também foi monitorada. Após a análise, foi identificado um aumento de 40% nas células progenitoras endoteliais (EPCs) – um mecanismo de defesa arterial do organismo – nos bebedores de Jerez, enquanto nos de gim não houve nenhuma mudança. No grupo que consumiu vinho, a pressão arterial caiu cerca de 4% e a taxa de colesterol, 10%.