/Por Carolina Almeida

O Château Cheval Blanc e o Château Ausone querem sair do sistema de classificação de vinhos de Saint-Émilion, no qual figuram na categoria máxima – a de Premier Grand Cru Classé A, desde o início do sistema, na década de 1950.

A decisão foi tomada devido às discordâncias em critérios que foram incluídos após a última revisão, em 2012, e que não estão diretamente ligados à qualidade dos vinhos nem a fatores relacionados à bebida em si ou ao terroir, como turismo, marketing, atuação nas redes sociais e afins.

“Enquanto preparávamos a candidatura, percebemos que o sentido havia se perdido. O terroir e as partes ligadas à degustação tinham um peso mínimo em comparação com a recepção de visitantes e a atividade nas redes sociais. Para um vinho como o nosso, o terroir e a qualidade são fundamentais”, explicou Pauline Vauthier, diretora técnica da Ausone, à revista Wine Business.

A cada dez anos, a classificação de Saint-Émilion (Grand Cru Classé, Premier Grand Cru Classé B e Premier Grand Cru Classé A) é revista. Em 2012, os Châteaux Pavie e Angélus foram incluídos na categoria máxima junto ao Cheval Blanc e Ausone, 14 propriedades se tornaram Premier Grand Cru Classé B e 64 passaram a exibir a classificação Grand Cru Classé nos rótulos.

Confira os vinhos premiados disponíveis para compra:

vinho
Brasil
Região: Serra do Sudeste
2010 / 750 ml / TINTO
Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2010
R$ 485,88
MAIS DETALHES
vinho
Chile
Região: Valle del Maipo
2015 / 750 ml / TINTO
Echeverria Quasar Wines Limited Edition Syrah 2015
R$ 257,65
MAIS DETALHES