/Por Ana Beatriz Miranda

Versatilidade é uma das palavras que definem o vinho. Existe uma variedade enorme de tipos e estilos da bebida. Mais do que ser degustado sozinho ou harmonizado com comida, o vinho pode ser usado de várias outras formas, como para cozinhar e também na preparação de drinks. Tintos, brancos, rosés, licorosos e espumantes: há receitas para todos os gostos. Confira 5 drinks com vinho para você se deliciar.

Drinks com vinho

Clericot

Ingredientes

– 1 garrafa de vinho branco ou rosé ou espumante

– 2 xícaras de frutas picadas

– 2 doses de licor de laranja

– Gelo

– Açúcar, se quiser

Como preparar

Separe uma jarra grande e bonita transparente. Coloque as frutas picadas, o licor de laranja e deixe apurar o sabor. Coloque o gelo e, em seguida, o vinho escolhido. Se preferir, acrescente um pouco de açúcar.

Martini Pink Elephant

Ingredientes

– 30 ml de vodka

– 4 morangos

– 1 limão siciliano

– Folhas de hortelã a gosto

Espumante rosé para completar

– Gelo a gosto

Como preparar

Coloque gelo, três morangos, folhas de hortelã e suco do limão siciliano em uma coqueteleira e agite bastante. Despeje a mistura em uma taça de martini, em seguida, acrescente a vodka e complete com espumante. Decore a taça com um morango e sirva.

Crustino

Ingredientes

– 2 colheres (chá) de groselha

– 1 dose de vinho do Porto tinto

– Espumante demi-sec para completar

– 2 colheres (chá) de açúcar

– Suco de ½ limão

Como preparar

Esfregue o limão na borda da taça de vinho e salpique o açúcar. Preencha a taça com a groselha, o suco de limão e o vinho do Porto. Complete com o espumante gelado, decore como preferir e sirva.

New York Sour

Ingredientes

– 60 ml de Bourbon

– 25 ml de suco de limão siciliano

– 25 ml de xarope de açúcar

– 15 ml de vinho tinto seco

Como preparar

Coloque o Bourbon, o suco de limão e o xarope de açúcar numa coqueteleira com gelo e agite bastante. Coe sobre o copo com gelo, finalize com o vinho tinto e sirva.

Aperol Spritz

Ingredientes

– 150ml prosecco

– 100ml Aperol

– 50ml água com gás

– 5 cubos gelo

– 1 rodela laranja (para decorar)

Como preparar

Coloque o gelo em uma taça ou copo de bojo largo. Aí acrescente o aperol, a água com gás, o prosecco e a rodela de laranja na borda. Pronto! Agora é só aproveitar.