/Por Ana Beatriz Miranda
James Suckling é hoje um dos críticos especializados mais famosos e respeitados do mundo do vinho. Ele foi considerado pela revista Forbes um dos mais influentes pontuadores do planeta. A experiência do norte-americano com a bebida é bastante extensa. Ele escreveu sobre os vinhos que provava na Wine Spectator por 30 anos.
Quem é James Suckling
Nascido em Los Angeles, na Califórnia, Suckling é formado em ciência política e jornalismo. Por influência do seu pai, ele começou a se interessar por vinho e se inscreveu para uma vaga de emprego da Wine Spectator, em 1981.
Em 1984, começou a viajar para a Europa para provar e escrever sobre os rótulos, até que em 1985 foi designado como o gerente da sede europeia da revista. Morou em Paris, Londres e depois se mudou para a Itália, na Toscana. Atualmente ele e a esposa, Marie Kim-Suckling ficam entre Hong Kong e Itália.
Em 2010, James Suckling se aposentou da Wine Spectator e deu vida a seu projeto de ter um próprio site para avaliar e pontuar vinhos. Seu sistema de pontuação é de 50 a 100 pontos, assim como da própria Wine Spectator e de vários outros pontuadores. Um rótulos de 95 a 100 pontos classificado como “deve-se comprar” e um de 90 a 95 pontos é considerado “de excelência”.
Preferências e polêmicas
Ele é conhecidamente um grande apreciador de vinhos de Bordeaux e de exemplares italianos, principalmente os elaborados com Sangiovese, Aglianico e Nebbiolo.
Por outro lado, Suckling que teve falas polêmicas sobre os vinhos do Novo Mundo, considerando-os “suco de geleia”. Sua visão da degustação é poética e ele acredita que um vinho é capaz de nos tocar e comover como a música, a literatura e o amor fazem.
James Suckling idealiza e participa de diversos eventos do mundo do vinho. Um dos mais famosos criados por ele é o Great Wines of World, que promete experiências imersivas únicas para quem é tem paixão por vinho.