/Por Ana Beatriz Miranda

Sabia que o mundo do vinho vai além do líquido maravilhoso que a gente aprecia? Sim! Muitos subprodutos originados na elaboração da bebida são úteis e benéficos, sobretudo na indústria da beleza e nos spas do vinho. A vinoterapia é a área que usa sementes, cascas e o mosto das uvas em tratamentos estéticos.

O termo vinoterapia foi criado por uma francesa, herdeira de uma vinícola. Ela resolveu aproveitar as cascas e as sementes das uvas que seriam descartadas após a fermentação. As sementes e as cascas são ricas em polifenóis, que são antioxidantes naturais, retardando o envelhecimento. Mathilde Cathiard Thomas e seu marido Bertrand Thomas desenvolveram uma linha de produtos à base das uvas e fundaram o primeiro spa do vinho, em um deslumbrante castelo em Bordeaux.

Os spas do vinho são ambientes sofisticados que oferecem tratamentos diversificados, de banhos relaxantes a esfoliações. Além, claro, de degustações de alto nível. Inclusive, muitos spas ficam localizados em vinícolas e garantem uma imersão completa no universo do vinho.

Spas do vinho pelo mundo

Brasil

Spa do Vinho Autograph Collection Hotel – Localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, o Spa do Vinho fica em uma colina cercada com vinhedos. São oferecidos tratamentos vinoterápicos destinados ao rejuvenescimento, relaxamento e profunda desintoxicação.

Áustria

Hotel Loisium – Um hotel belíssimo e moderno, localizado em meio a vinhedos. Oferece uma sensação especial de vida, com vinhos próprios e prazeres do spa, bem como uma atmosfera única e uma tradição vinícola milenar.  Há três hotéis do grupo na Áustria e um em Champagne, na França.

França

Sources Caudalie – Esse é o primeiro spa do vinho do mundo, criado pela francesa Mathilde Cathiard Thomas, em Bordeaux. Ele fica no coração das vinhas do Château Smith Haut Lafitte e foi fundado em 1999. É um hotel 5 estrelas dedicado à Art de Vivre francesa, no qual você terá o prazer de encontrar o Caudalie Vinothérapie Spa, o restaurante La Grand’Vigne com 2 estrelas Michelin e muito mais.

Geórgia

Schuchmann Wine Spa – Localizado na Geórgia, país que fica entre a Europa e a Ásia, o Schuchmann Wine Spa está inserido em uma vinícola ultrapremium especializada em famosas variedades de uvas indígenas da Geórgia. O spa usa produtos 100% naturais e tem procedimentos únicos, como a depuração regeneradora com sementes de uvas, melhoria da saúde com lama local, banhos de vinho quente e etc.

Espanha

Hotel Peralada – Um ambiente sensacional que reúne o melhor do vinho espanhol, gastronomia, cultura, entretenimento e, claro, tratamentos relaxantes com produtos da uva. Fica localizado em Girona, na Catalunha. Um autêntico templo de bem-estar que resgata o legado ancestral da vinoterapia para você desfrutar de uma experiência revitalizante.

Itália

Monteverdi – No topo de uma colina medieval na região de Val d’Orcia, na Toscana, Monteverdi é a fusão do passado com a modernidade. Lá tem um spa incrível, um santuário de regeneração, com vistas de tirar o fôlego e tratamentos para lá de especiais. Tudo regado a muito vinho italiano.

Estados Unidos

Meadowood – Natureza e arquitetura têm uma relação particularmente íntima no Spa Meadowood, localizado em Napa Valley, Califórnia. Esse local de harmonia e tranquilidade promete uma experiência inesquecível, com produtos relacionados a vinho, além de uma gastronomia impecável e contato intenso com a natureza.

Portugal

The Yeatman Hotel – Trata-se de um clássico e luxuoso hotel localizado no Porto, que faz parte do grupo Relais & Châteaux. Tem duas estrelas Michelin e seu spa do vinho conquistou o prêmio World Luxury Spa Awards na categoria ‘Luxury City Hotel Spa’, em 2020. O Caudalie Vinothérapie Spa no The Yeatman, uma filial do pioneiro francês, é um oásis de pura serenidade e bem-estar.