/Por Ana Beatriz Miranda

Você já sabe que vinho e comida tem tudo a ver. Mas será que qualquer prato vai bem com nossa bebida favorita? Um delicioso hambúrguer, por exemplo. Será que dá certo? É claro que sim! Vinho e hambúrguer tem tudo a ver. A combinação de sabores é capaz de elevar sua experiência gastronômica a outros patamares.

Como o hambúrguer leva muitos ingredientes, é preciso ter atenção ao tipo de carne, ao queijo e os demais elementos que o compõem. A máxima da harmonização deve ser levada em consideração: hambúrgueres mais leves pedem vinhos menos potentes, enquanto os mais robustos combinam com rótulos estruturados.

De forma geral, um belo Bordeaux, exemplares de Cabernet Sauvignon e Syrah sustentarão muito bem um hambúrguer suculento de carne vermelha. Os vinhos brancos combinam com hambúrgueres vegetarianos, de frango ou peixe.

Hambúrguer vegetariano

Feitos de cogumelos ou à base de vegetais, os hambúrgueres vegetarianos pedem vinhos mais leves. Brancos jovens costumam combinar, mas se quiser apostar em um tinto, opte pela uva Pinot Noir

Hambúrguer de frango

Se o sanduba for de frango com queijos leves e cogumelos, temperado com ervas aromáticas, um Chardonnay de safra recente estará à altura.

Hambúrguer de peixe

Um saboroso hambúrguer feito de peixe empanado pede um vinho com boa acidez, como um Sauvignon Blanc. Vale caprichar nos temperos picantes. Se quiser ousar nos sabores, um hambúrguer de salmão também vai muito bem nessa harmonização.

Hambúrguer de cordeiro

Para o clássico hambúrguer de cordeiro, a Cabernet Sauvignon é a pedida certa. O sabor intenso da carne eleva o vinho. Aposte em queijos expressivos que o resultado será ainda melhor. Hambúrgueres de carne de porco também ficam incríveis com rótulos feitos com a rainha das uvas tintas.

Hambúrguer de picanha

Para combinar com um irresistível hambúrguer de picanha, a uva Syrah é a melhor escolha. Molhos defumados ou adocicados vão complementar a experiência, elevando tanto o vinho quanto o hambúrguer.

Hambúrguer de costela

A costela é uma carne suculenta e com boa quantidade de gordura, formando um hambúrguer cheio de sabor. Feito na churrasqueira, ele casa com perfeição com um bom Malbec argentino. Para surpreender seu paladar, aposte em queijo gorgonzola.

Hambúrguer de mix de carne bovina e suína

Se o hambúrguer for feito a partir da mistura de carne bovina e suína, o vinho para combinar deve ter acidez na medida. Um Tempranillo é uma ótima opção, já que costuma ter boa acidez e vai sustentar os sabores intensos do hambúrguer. Aqui a ideia é optar por queijos mais neutros, para deixar a carne brilhar.