/Por Ana Beatriz Miranda

O panetone é uma das iguarias mais representativas do Natal. Esse delicioso pão fermentado tem tudo a ver com o fim do ano e combina muito com vinho. Agora há os mais variados tipos de panetone para a gente se deliciar. Quando combinados com nossa bebida favorita, a experiência fica ainda mais deliciosa. Vinho e panetone têm tudo a ver!

A origem dessa maravilha natalina é italiana, provavelmente do norte da Itália. O original é o com frutas cristalizadas, um dos mais consumidos até hoje, embora existam muitos e muitos tipos de panetone, para todos os gostos.

A dica de ouro na harmonização de vinho e panetone é pensar na doçura do pão. Quanto mais doce o panetone, mais adocicada deve ser a bebida.

Panetone com frutas cristalizadas e secas

A harmonização clássica para o panetone mais tradicional é com vinho elaborado a partir da uva Moscato. Pode ser espumante ou vinho tranquilo. Os aromas frutados e florais elevam os sabores adocicados.

Panetone com pedacinhos de chocolate

Esse panetone não tem chocolate predominando e, por isso, pede um vinho menos doce, como um licoroso. Marsala e vinho Madeira são excelentes combinações.

Panetone com recheio

É possível encontrar panetones com variados tipos de recheios, chocolate ao leite, doce de leite, chocolate branco, pistache, creme de avelã e muitos outros. O panetone recheado é o mais doce e pede um vinho tão adocicado quanto ele.

Vinhos de sobremesa são a pedida certa. O tipo — seco, branco, rosé, frisante, espumante ou licoroso — deve ser escolhido de acordo com o recheio. Chocolate escuro, por exemplo, pede um vinho de sobremesa tinto ou licoroso. Doce de leite já combina mais com vinho de sobremesa branco, frisante ou espumante.

Aproveite os vinhos exclusivos da Sociedade da Mesa

vinho
Itália
Região: Piemonte
2016 / 750 ml / Branco
Tenuta Santa Seraffa 2016 Branco
R$ 184,71
MAIS DETALHES