/Por Ana Beatriz Miranda
Na estação mais ensolarada, enérgica e alegre do ano, o vinho se destaca também para compor drinques. Existem receitas icônicas que são a cara do verão, como o clericot. Deliciosamente refrescante e saboroso, ele é perfeito para qualquer momento do dia ou da noite. Você pode escolher vinho branco, rosé ou até espumante para fazer um clericot.
Qual a origem do clericot?
Embora não haja um consenso, a maioria das fontes crê que o clericot surgiu na França, no século 19. Alguns acreditam que o drinque foi criado por ingleses que moravam na Índia. Ainda que tenha surgido no hemisfério norte, é na América do Sul que a receita se consagrou, sobretudo no Uruguai e na Argentina. Foi a partir do sucesso do clericot nesses dois países que o drinque se difundiu para o mundo todo, tornando-se um ícone do verão.
Clericot: o drinque é feito de quê?
O clericot lembra o ponche, por levar frutas frescas em sua composição. Ele é um drinque antigo com versões variadas e é muito fácil de fazer. Você escolhe o vinho que vai usar. Seco ou meio seco. Pode ser feito com outras bebidas alcoólicas, como jerez e brandy, soda, suco de limão e muitos outros ingredientes. A versão original é feita com vinho branco, rosé ou espumante, frutas frescas picadas, licor de laranja, gelo e açúcar, que é opcional.
Receita de clericot tradicional
Ingredientes
– 1 garrafa de vinho branco, rosé ou espumante de sua preferência
– 2 xícaras de frutas frescas de sua preferência picadas (fica mais bonito se você variar nas cores e sabores)
– 2 doses de licor de laranja
– Gelo picado
– Açúcar a gosto
Como preparar
1) Reserve uma jarra grande e transparente.
2) Pique as frutas e coloque na jarra.
3) Em seguida, acrescente o licor de laranja e deixe as frutas absorverem o líquido.
4) Coloque gelo e o vinho. Por fim, acrescente o açúcar, se quiser um paladar mais adocicado.
5) Pronto! Agora é só servir e brindar!