/Por Ana Beatriz Miranda

As temperaturas mais amenas pedem uma alimentação mais leve. Pratos robustos não têm muita vez nos meses mais quentes do ano. É por isso que o verão é a estação ideal para explorar novas receitas e, claro, harmonizá-las com nossa bebida favorita. Preparamos dicas imperdíveis para você combinar receitas leves e vinho. Olha só!

Cogumelos recheados e Pinot Noir

Fácil de preparar, essa receita é coringa para o jantar. Escolha cogumelos Paris ou Portobello. Retire os talos, pique-os e reserve-os. Você pode rechear os cogumelos com o que quiser.

Queijo parmesão e ervas frescas são um recheio certeiro. Para harmonizar, um tinto de Pinot Noir, sem passagem por barricas de carvalho, de uma safra recente. Os sabores terrosos se complementam e elevam a experiência.

Creme de batata com queijo e Malbec

Ideal para ser servida à noite, o creme de batatas com queijo é aquela receita aconchegante, que finaliza a noite com chave de ouro. Ela é leve e extremamente saborosa. Cozinhe as batatas sem casca em um caldo de legumes caseiro. Depois de cozidas, processe as batatas até formar um creme.

Leve o creme ao fogo de novo e acrescente um queijo que derreta facilmente, como o gruyère. Na hora de servir, rale mais queijo por cima e acrescente croutons. Para combinar, um belo Malbec jovem. A boa acidez do vinho equilibra a untuosidade da receita.

Salmão grelhado com risoto de ervas e Gewürztraminer

Esse prato é perfeito para um almoço de verão. O salmão é grelhado e temperado só com sal e pimenta-do-reino branca. O risoto de ervas leva manjericão, alecrim, tomilho e cebolinha e é feito com um caldo de legumes caseiro. Para harmonizar, escolha um vinho branco elaborado com a Gewürztraminer, uma uva aromática e cheia de frescor.

Vieira e lagosta na manteiga de sálvia e Chablis

Verão e frutos do mar têm tudo a ver. Eles são geralmente fáceis e rápidos de preparar e trazem a leveza que se busca nessa estação. Um prato sem erro é vieiras e lagostas grelhadas, preparadas na manteiga de sálvia.

Para combinar, escolha um clássico Chablis. É um vinho branco francês, elaborado com a Chardonnay, na região homônima, na Borgonha. Ele é superseco, charmoso e com sabores puros.

Iscas de frango crocante e espumante cava

Carnes brancas são ótimas para compor receitas leves. As iscas de frango crocante são feitas com tirinhas do peito, empanadas com farinha de rosca ou farinha panko. Se quiser algo ainda mais leve, empane com fubá.

Aí é só fritá-las ou assá-las, preparar um molho refrescante e pronto! A harmonização ideal fica por conta do espumante cava, refrescante e elegante ao mesmo tempo.