/Por Ana Beatriz Miranda
Vinho e filme são duas grandes paixões que ficam ainda mais maravilhosas juntas. Melhor ainda é quando a nossa bebida favorita é a protagonista da história. Você pode aproveitar para descobrir diferentes harmonizações para a pipoca. Um spoiler: espumantes são excelentes companhias. Confira filmes imperdíveis sobre vinho e divirta-se!
Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun), 2004
Depois que o casamento aparentemente feliz de Frances termina abruptamente, ela entra em pânico. Seus amigos a convencem a seguir em frente. Ela se junta a uma excursão de ônibus pela Toscana onde, no calor do momento, ela compra uma vila em ruínas e sua vida se transforma. Frances se apaixona novamente e começa uma nova história de amor, regada a vinho. Os desejos dela se realizam de maneiras inesperadas sob o sol da Toscana.
Sideways – Entre Umas e Outras, 2004
Vencedor do Oscar de 2005 de Melhor Roteiro Adaptado, o filme tem a Califórnia e suas vinícolas como cenário. Um homem apaixonado por vinhos e seu melhor amigo partem para uma viagem de despedida de solteiro e encontram duas mulheres que passam a influenciar suas vidas.
Um Bom Ano (A Good Year), 2006
Esse filme é um romance delicioso protagonizado por um empresário bem-sucedido de Londres que herdou uma vinícola de seu tio. Ao visitar o local, em Provence, na França, ele encontra recordações e um novo possível amor. Uma obra que mostra que vinho e filme são ainda melhores juntos.
O Julgamento de Paris (Bottle Shock), 2008
A obra conta o episódio que simplesmente mudou o status quo do mundo do vinho, o Julgamento de Paris, em que vinhos californianos desbancaram clássicos rótulos franceses em uma degustação às cegas. O filme narra a história de um sommelier inglês que mora em Paris e foi à Califórnia em busca de bons exemplares para vender. Ele se surpreende com o que encontra nos EUA e promove o evento que alterou a hegemonia francesa.
Obsessão Vermelha (Red Obsession), 2012
Obsessão Vermelha é um documentário narrado pelo ator Russell Crowe que conta o interesse da China pelos vinhos de Bordeaux. A obra mostra como o mercado consumidor cresceu no país, com depoimentos de produtores, críticos, jornalistas e especialistas na bebida, e o como os chineses ficaram obcecados pelas melhores safras bordalesas.