/Por Ana Beatriz Miranda

Comida feita na brasa, grelhada, tem um sabor especial. As texturas são ricas, os aromas defumados são deliciosos e a variedade de sabores é surpreendente. Para acompanhar, é claro que um bom vinho é a melhor escolha. Comida grelhada e vinho são pares perfeitos! Confira dicas infalíveis, separe a pinça de grelhar, o saca-rolhas e aproveite!

Bife alto grelhado + Malbec

Um grande clássico das grelhas, o bife alto de carne vermelha pede um vinho que complemente seus sabores. Um belo malbec argentino faz bonito em cena porque a boa presença de taninos equilibra a gordura da carne. Cabernet Sauvignon também é uma opção de respeito, principalmente os que trazem frutas negras e suculência.

Salmão grelhado + vinho rosé encorpado

O salmão é um peixe gorduroso, com sabores intensos. Quando grelhado, ele expressa ainda mais sua personalidade. Um vinho rosé é a combinação ideal para o salmão. O cozimento na grelha pede um exemplar mais encorpado, como um Sangiovese rosé. Malbec rosé também fica incrível!

Milho grelhado + Chardonnay

Se tem um tipo de cocção que exalta os legumes é a grelha. A espiga de milho é um deles. Quando grelhado, o milho fica com um sabor defumado e amanteigado, mas sem perder sua doçura. Um vinho elaborado com a Chardonnay é o melhor para ele. Pode ser um mais frutado, mas se passar brevemente por barricas de carvalho, o resultado é ainda melhor.

Ostras grelhadas + Albariño

As ostras já são impecáveis in natura, com limão, mas grelhadas elas adquirem uma complexidade interessantíssima. A combinação da salinidade típica com o tostado é única. O vinho branco feito de Albariño é a harmonização dos sonhos porque traz a acidez lá em cima que as ostras pedem.

Frango grelhado + lambrusco tinto seco

De forma geral, o frango é uma carne de sabores delicados. Quando grelhado, ele ganha profundidade por causa da defumação. Por isso, precisa de um vinho mais estruturado. Uma combinação imperdível é com lambrusco seco tinto, que traz notas de frutas vermelhas, equilibra o defumado, mas sem deixar que um se sobreponha ao outro.

Comida grelhada e vinho são a cara do verão! Invente novas combinações e se aprofunde na harmonização.