/Por Ana Beatriz Miranda

Tinto de verano é um drinque tipicamente espanhol que faz um sucesso danado no verão. Ele lembra a sangria, só que é mais simples de preparar e leve bem menos ingredientes.

A bebida surgiu no século 20, quando um bartender de Córdoba, na Espanha, misturou vinho tinto com refrigerante soda e serviu a clientes que buscavam um drinque refrescante à base de vinho. Todo mundo apreciou a criação e o tinto de verano logo se tornou popular. Não demorou muito para conquistar apreciadores do mundo todo.  

Leve e cheio de frescor, o drinque é frequentemente servido em festas e festivais, principalmente para o público mais jovem. Já a sangria é mais complexa e demora mais tempo para ser feita. O tinto de verano é feito apenas com vinho tinto e bebida gaseificada, enquanto a sangria leva frutas variadas, licor de laranja, suco de laranja, bebida gaseificada e especiarias.

Receita do drinque tinto de verano

Se você não abre mão do vinho tinto nem nos dias mais quentes, esse drinque pode ser a melhor escolha que ter uma experiência refrescante.

Ingredientes

– 1 garrafa de 750 ml de vinho tinto seco ou meio seco

– 750 ml de bebida gaseificada (pode ser refrigerante soda, água tônica ou até mesmo água com gás)

– Bastante gelo

Como preparar

Escolha uma jarra grande e transparente. Coloque o vinho, a bebida gaseificada, o gelo e mexa bem. Se você quiser um sabor levemente adocicado, opte pelo vinho meio seco. Caso contrário, escolha o seco. Na hora de servir, vale colocar na taça fatias de limão ou de laranja. Fica incrível!