/Por Ana Beatriz Miranda

Polvo é um dos frutos do mar mais apreciados no mundo. É um ingrediente nobre porém acessível, usado nos mais diversos tipos de receitas, frias e quentes. E o polvo tem tudo a ver com o verão, por seu sabor suave, mas cheio de personalidade.

O desafio fica por conta do cozimento desse molusco. Se cozinhar demais, a carne fica borrachuda. Confira receitas deliciosas com polvo e os melhores vinhos para harmonizar. Polvo e vinho para você!

Polvo à lagareiro

Ingredientes

2 kg de polvo congelado

2 ml de azeite

8 dentes de alho

1 kg de batatinhas para assar

Sal e pimenta a gosto

Como preparar

O primeiro passo é colocar o polvo congelado em uma panela de pressão. Não precisa colocar nada, nem água. Tampe a panela e, assim que pegar pressão, cozinhe por 15 minutos. Verifique o ponto com um garfo. Se soltar facilmente, está pronto. Caso contrário, deixe mais 5 minutos.    

Cozinhe as batatas brevemente. Corte o polvo em pedaços grandes e coloque em um tabuleiro. Depois de cozidas, pressione as batatas com delicadeza e coloque todas no tabuleiro com o polvo. Tempere com sal e pimenta, coloque o azeite e os dentes de alho picados. Leve ao forno por 30 minutos e pronto!

Para harmonizar

Escolha um branco estruturado, de médio corpo, um rosé ou até um branco mais leve, de Sauvignon Blanc ou Verdejo.

Cuscuz de polvo

Ingredientes

2 beterrabas

500 g de cuscuz marroquino

100 g de ervilha fresca

1 polvo médio

1/2 sachê de hondashi (tempero japonês à base de peixe)

1 maço de miniagrião

1/2 limão

Sal e pimenta a gosto

Como preparar

Asse as beterrabas envoltas em papel alumínio até que elas fiquem macias, mas firmes. Descasque e corte em cubinhos. Reserve. Limpe o polvo, coloque 2 litros de água com o suco de limão para ferver. Escalde o polvo inteiro nessa água até que fique macio.

Depois que esfriar, corte os tentáculos em pedaços pequenos. Reserve. Escalde as ervilhas em água fervente. Hidrate o cuscuz com o hondashi diluído em água e mexa bem. Junte todos os ingredientes, coloque sal e pimenta e finalize com o miniagrião.   

Para harmonizar

Essa receita de cuscuz de polvo é fresca e bastante leve. Ela vai bem com vinhos brancos com boa acidez e presença mineral, como um Riesling alemão, um Chablis e um Sauvignon Blanc do Vale do Loire.

Ceviche de polvo

Ingredientes

1 polvo de aproximadamente 1,3kg

1 cebola grande

2 limões sicilianos

1 laranja

2 cebolas roxas

1 colher de sopa de azeite

1 pimenta dedo-de-moça

2 dentes de alho espremidos

Sal e pimenta a gosto

Coentro picado

Como preparar

Cozinhe o polvo em uma panela de pressão com uma cebola e um copo de água. O ponto do polvo e da cebola são iguais. Se a cebola estiver cozida, soltando do garfo, o polvo também estará. Corte os tentáculos do polvo em pedaços e deixe esfriar na geladeira.

Corte as cebolas roxas em tirinhas. Esprema os limões, a laranja e adicione ao suco o alho espremido, as tiras de cebola roxa e a pimenta picada sem sementes. Acrescente os pedaços de polvo e deixe marinar duas horas na geladeira. Na hora de servir, acerte o sal e a pimenta, adicione o coentro e pronto!

Para harmonizar

Vinhos brancos aromáticos e com boa acidez, como Gewürztraminer, vinho verde ou espumante cava